Deputado vê impasse no Portão do Inferno e quer convocar ICMBio

MidiaNews

O deputado estadual Diego Guimarães, que falou sobre a situação da MT-251

ENZO TRES
DA REDAÇÃO

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) afirmou que irá apresentar um pedido de convocação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), caso o órgão federal não autorize que o Governo do Estado interfira no Portão do Inferno (MT-251).

O ponto turístico, em dezembro, teve deslizamentos de terra que tornaram o trecho perigoso. Por causa disso, o Governo decretou situação emergencial sobre a região.

O Parque de Chapada dos Guimarães é administrado pelo ICMBio. Por causa disso, o Governo alega que não pode intervir em questões ambientais.

“Caso o impasse não seja superado, vamos convocar a presença do ICMBio na Assembleia para que possamos dirimir qualquer entrave e ser um facilitador [na resolução dessa questão] dessa questão”, afirmou.

“Nosso desejo era de que acontecessem vultuosos investimentos no turismo. O ICMBio, pregando um ambientalismo cego, impede o crescimento de uma região que tem um potencial gigante. O estado quer investir no Parque, mas o Governo Federal não permitiu a estadualização e manteve aquela licitação absurda que garantiu um pequeno investimento”, criticou.

MT-030

Além disso, o deputado criticou a demora para construir a MT-030, que é um projeto de rota alternativa para acessar Chapada dos Guimarães.

Ele disse que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) quer garantir orçamento neste ano para a via.

“Já passou da hora [de construir a MT-030]. Traço uma crítica ao Estado e ao ICMBio, mas a MT-030 precisa ser realidade. Vai encurtar o trecho de Cuiabá a Chapada, fomentar o turismo e trazer mais segurança, porque a MT-251 [rota usual] é extremamente perigosa”, disse.

 

“A MT-030 precisa sair, ser acelerada. A Assembleia vai participar dessa discussão, na discussão da Lei Orçamentária Anual [2024] para a aprovação de orçamento para garantir a construção”, concluiu.