“Emanuel fez parte de esquema com meu pai; falta pagar por isso”

A deputada Janaina Riva (MDB) rebateu críticas do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e afirmou que ele integrou o esquema de desvio de recursos públicos chefiado pelo então presidente da Assembleia Legislativa José Riva, pai da parlamentar.

Ele fez parte dos esquemas com meu pai. Ele conhece melhor do que eu do assunto

 

“Ele fez parte dos esquemas com meu pai. Ele conhece melhor do que eu do assunto. Agora está faltando ele pagar a parte dele. Tenho certeza que quando ele deixar de ser prefeito, a justiça virá. Ela tarda, mas não falha”, disse a deputada.

 

O prefeito avançou contra a deputada após ela criticar as diversas operações policiais das quais a Saúde de Cuiabá tem sido alvo.

 

“Uma deputada que se ocupa em falar tanta bobagem. […] Se hoje existem problemas em Cuiabá e no Estado é por conta de pessoas como o pai dela que desviou R$ 500 milhões dos cofres públicos, como ele mesmo assumiu em delação. Que moral ela tem?”, disse o prefeito.

Em fevereiro de 2020, o ex-deputado José Riva teve a delação premiada homologada pela Justiça. Ao todo, Riva aceitou devolver R$ 92 milhões aos cofres públicos divididos em oito parcelas.

 

Não há notícias sobre quanto seria o montante total delatado por Riva. O que se sabe é que o ex-deputado revelou o pagamento de propinas a 38 parlamentares e ex-parlamentares ao longo dos 20 anos em que esteve no comando do Legislativo.

 

“Uma pessoa sem conserto”

 

Segundo Janaina, Emanuel se utiliza dos ataques a sua família pois não tem argumentos contra sua atuação parlamentar.

 

“Ele não tem o que falar de mim, e toda vez fala do meu pai. Ele não tem o que falar do meu trabalho”, disse.

 

Ela ainda ponderou que os crimes que o pai confessou ter cometido, não podem recair sobre ela. “São CPFs diferentes”, disse.

 

“Da mesma forma que ele e o Emanuelzinho [deputado federal e filho do prefeito] têm CPF diferente. Por isso evito falar do Emanuelzinho. Mas ele [Emanuel], infelizmente, é uma pessoa sem conserto”, disse.

 

“Mensalinho”

 

Emanuel é réu na Justiça Federal desde 2020 acusado de receber “mensalinho” dosgovernador Silval Barbosa, à época em que atual como deputado estadual. Ainda não houve sentença.

 

Enquanto deputado, Emanuel foi filmado recebendo maços de dinheiro e os colocando em seu paletó.

CÍNTIA BORGES E ENZO TRES
DA REDAÇÃO

JLSiqueira/ ALMT