Enfermeira diz ter levado tapa de médico e colegas marcam protesto

Sindicato dos Enfermeiros do DF (SindEnfermeiro-DF) marcou um protesto nesta segunda-feira (20/12) em solidariedade a uma colega de profissão que diz ter sido agredida por um médico na quinta-feira (16/12). A confusão ocorreu no Hospital Regional do Gama (HRG), após divergência sobre o curativo de um paciente.

Segundo contou a enfermeira, que preferiu não se identificar, um dos doentes precisava de um curativo, mas ela esperava avaliação por parte de um médico-cirurgião antes de fazer a atadura.

“No momento em que discutíamos, o médico entrou questionando porque o curativo não estava feito, se ele já havia pedido. Minha colega perguntou para quem ele pediu e ele respondeu que no sistema. Eu disse a ele que não havíamos visto o sistema ainda e ele começou a me xingar”, narrou a profissional.

“Ele começou a gritar comigo, dizendo que eu tinha deixado uma paciente desassistida, que eu era irresponsável; eu respondi que não era irresponsável porque havia 30 pacientes e não dava para ficar na frente do computador. Ainda por cima, na enfermaria é costume o médico pedir diretamente ao enfermeiro”, explicou a profissional de saúde.

Depois de iniciada a confusão, o médico teria dado um tapa na mão dela e a empurrado contra a parede. Segundo conta a vítima, as agressões só pararam quando ela correu para perto do segurança da unidade de saúde. “O médico disse ao segurança que não faria mais nada comigo, que ele só tinha feito aquilo ‘pra você aprender a não falar assim com homem’”, disse a enfermeira.

Após o ocorrido, os dois profissionais de saúde prestaram depoimento na 20ª Delegacia de Polícia (Gama).

Protesto

 

O protesto desta segunda foi marcado em frente ao pronto-socorro do HRG. Segundo a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, agressões em unidades de saúde são comuns.

“O ato é para que a gente possa mandar um recado de que basta de violência contra a enfermagem. Não importa se não foi no seu hospital ou se você não conheça, o que importa é que tem que acabar e, infelizmente, isso é rotineiro”, disse a representante.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que o caso foi encaminhado à Corregedoria de Saúde e à Ouvidoria.

 

Leia a nota da Secretaria de Saúde na íntegra:

 

“A Secretaria de Saúde esclarece que foi registrado Boletim de Ocorrência para apuração policial.

A direção do Hospital Regional do Gama, ao tomar conhecimento do fato, encaminhou o caso à Corregedoria de Saúde e à Ouvidoria – como manda o protocolo – para que sejam adotados todos os procedimentos cabíveis.”

 

POR; METRÓPOLES