Foto de prefeito em atividade escolar causa polêmica e revolta pais dos estudantes em GO
GO- Foto do prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo (PP), usada em atividade escolar de crianças do 5º ano da rede municipal de ensino do município causou polêmica e revolta entre os pais dos estudantes, que não entenderam o porquê desse fato, que consideraram absurda.
O caso chegou ao conhecimento do Ministério Público (MP), que instaurou procedimento para apuração.
Diretora do Educandário Municipal Dom Bosco explicou, em entrevista à TV Anhanguera, que não foi a primeira vez que esse fato aconteceu. Em 2021, a mesma imagem do prefeito foi usada em outra atividade escolar.
A mãe de uma aluna chegou a apontar que o fato era proposital com a intenção de fazer o prefeito “aparecer de qualquer forma”.
Da primeira vez, no ano passado, a atividade pedia que o aluno escrevesse o nome da figura e classificasse o substantivo, se era próprio ou comum, quando, entre as opções, aparecia a foto do prefeito. Neste ano, conforme o colégio, a proposta da questão era que o estudante escrevesse só o nome das imagens.
A 2ª Promotoria de Justiça de Pirenópolis informou que tomou conhecimento do fato e instaurou procedimento de apuração. O MP disse que pediu esclarecimentos e cópia do material à Secretaria Municipal de Educação e que o prazo de resposta é de 10 dias, contados a partir do recebimento, o que não tinha sido confirmado até o início da tarde dessa sexta-feira (11).
Por meio de nota, a prefeitura de Pirenópolis explicou que as atividades sofreram alterações por parte de uma profissional que teve acesso ao arquivo original, mudando o enunciado das questões 01 a 05 (aula 1), questões 1 e 2 (aula 4) e questão 1 (aula 8), causando a desqualificação pedagógica dessas questões.
Veja a nota da prefeitura na íntegra
“A imagem em questão reporta a um pequeno trecho do Caderno de Atividades A, elaborado pelos profissionais da Unidade Escolar Municipal em 2021 e utilizado nas demais turmas do 5°ano em 2021 e 2022, como sondagem do desenvolvimento da aprendizagem.
Ocorre que o teor pedagógico proposto sofreu alterações por parte de uma profissional que teve acesso ao arquivo original, a qual alterou o enunciado das questões 01 a 05 (aula 1), questões 1 e 2 (aula 4) e questão 1 (aula 8), causando a desqualificação pedagógica dessas questões.
O fato está sendo apurado pela equipe pedagógica da secretaria municipal de educação e os alunos orientados a desconsiderar as questões ora citadas”.
Por; G5 News