Frei Carlos Topanotti celebra com muito júbilo os 25 anos de vida sacerdotal e recebe homenagem da comunidade, prefeitura e câmara municipal.
Em celebração Festiva com a presença do Bispo Dom Canísio Klaus que celebrou seus 25 anos de episcopado, do Bispo Dom Vilmar Santin, e vários irmãos de sacerdócio Frei Carlos Topanotti celebrou seus 25 anos de vida sacerdotal. A Igreja matriz ficou superlotada para a missa de ação de Graças. Após a Santa Missa Frei o Bispo Dom Canísio e Frei Carlos receberam as homenagens numa confraternização no salão paroquial.
Na oportunidade os jubilares receberam as homenagens da comunidade presente e de uma caravana da cidade de Colíder onde Frei Carlos foi Pároco por oito anos. O prefeito Érico Stevan Gonçalves fez a entrega de Menção Honrosa e o presidente da Câmara Municipal de Guarantã do Norte, vereador Valcimar José Fuzinato fez a outorga de Titulo de Cidadão Honorário Guarantanhense.
Confira a Mensagem Justificativa do Projeto de Decreto Legislativo que oficializou a referida outorga:
Carlos Topanotti, filho de Aquilino Topanotti e Anita Topanotti, nascido aos 16 dias do mês de dezembro de 1970 no município de Dois Vizinhos, Paraná. Carlos é o sexto filho de uma família de sete irmãos, compromissada com a Igreja. Carlos cresceu acompanhando seus pais participantes ativos da comunidade católica a que pertenciam na zona rural onde Carlos também exerceu a função de coroinha.
Em dezembro de 1985 aceitando um convite de um colega e com autorização dos pais, Carlos foi participar de um estagio no seminário. Em fevereiro do ano seguinte o jovem recebeu convite do Frei Doriano Ceteroni para ingressar do Seminário e com a Benção de seus pais no dia 17 de fevereiro de 1986 Carlos Topanotti iniciava sua caminhada como seminarista no Seminário Santo Agostinho dos Freis Agostinianos Descalços na cidade de Ampére Paraná onde concluiu o ensino fundamental.
No seminário Santa Mônica na cidade de Toledo Paraná concluiu o ensino médio e os estudos de filosofia. Realizou os estudos de Teologia na Escola Beneditina, dos Monges Beneditinos, São Bento no Rio de Janeiro.
Ainda cursando o terceiro ano de Teologia foi convidado pelo seu superior para a Ordenação Diaconal a qual se realizou no dia 17 de abril de 1997. A Ordenação Sacerdotal aconteceu no dia 12 de dezembro de 1998 na paróquia Santo Antônio na cidade de Dois Vizinhos pelas mãos do Bispo Dom Luiz Bernetti.
Logo Após sua Ordenação, Frei Carlos Topanotti assumiu seu primeiro trabalho na Paróquia Santo Antônio no Bairro da Pavuna Baixada Fluminense Rio de Janeiro. No ano 2000 a 2002 assumiu a função de mestre do postulantado no seminário Nossa Senhora da Consolação na cidade de Nova Londrina no Paraná. Em 2003 a 2006 assumiu como Pároco a Paróquia Santa Rita dos Impossíveis no Bairro de Ramos Cidade do Rio de Janeiro. Em 2007 a 2009 assumiu como Pároco a Paróquia São Pio X e Santa Rita de Cássia na cidade de Nova Londrina Paraná.
No ano de 2010 foi convidado pelos superiores para fazer uma experiência na Paróquia Santo Agostinho na cidade de Pesaro na Itália.
Em 2011 Frei Carlos Topanotti recebe o convite e aceita a Missão para trabalhar no estado de Mato Grosso a convite do saudoso Bispo Dom Gentil Delazari. Frei Carlos assume a Missão de trabalhar na Paróquia Papa João XXIII / São João Batista na cidade de Colíder, local onde Frei Carlos exerceu seu maior período trabalhando como sacerdote liderando o Povo de Deus e deixando uma legião de fiéis e amigos.
No dia 01 de agosto de 2.021 Padre Carlos aceita o convite de Dom Canísio Klaus para assumir a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Guarantã do Norte. Naquele momento os desafios eram muito fortes, principalmente pela desmotivação de um grande número de lideranças da comunidade que passava por um momento de turbulências. O momento era difícil e encontrar pessoas para assumir as responsabilidades no CAEP (Conselho para Assuntos Econômicos Paroquial) foi um forte desafio.
Com muita objetividade, perseverança e disciplina, Frei Carlos foi conduzindo os trabalhos, gradativamente recuperando a participação, o entusiasmo e o comprometimento de uma comunidade historicamente ativa, acolhedora, organizada, obediente, esperançosa e firme na Fé. Frei Carlos Topanotti se desdobra na organização administrativa da paróquia e das 37 comunidades, em sua grande maioria na zona rural, e na ministração dos Santos Sacramentos para alimentar e fortalecer a fé dos fieis católicos.
Pelo trabalho e dedicação, essenciais para revitalizar a comunhão fraterna das famílias católicas, pelo despojamento no cumprimento de sua missão evangélica, pela atenção e generosidade para com as famílias mais vulneráveis, pelo firme propósito orientativo na construção de uma sociedade justa e fraterna. Pela sublime missão de ministrar os sacramentos e revigorar a fé, a esperança e a alegria de toda comunidade católica deste município de Guarantã do Norte. Especialmente neste momento em que celebra os 25 anos de vida sacerdotal, este jovem que ouvindo o chamado do seu coração consagrou sua vida ao serviço do Povo de Deus. Por este trabalho dedicado, por semear a semente da Fé, da Esperança, da Justiça, da Fraternidade e da Alegria no seio da sociedade Guarantanhense e por tantos outros motivos, Frei Carlos Topanotti merece ser agraciado com o Título de Cidadão Honorário Guarantanhense.
Guarantã do Norte 28 de Novembro de 2023.
Vereador Autor Valcimar José Fuzinato