Funcionário do HRMS é suspeito de trocar amostras de sangue de pacientes

Um funcionário do laboratório do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) foi afastado após ser denunciado por trocar amostras de sangue de pacientes.
Conforme as informações policiais, a colega de trabalho relata que encontrou frascos de amostras com as etiquetas trocadas. A mulher acredita que a ação era realizada para o servidor não precisar ter que refazer a coletas, caso precisasse.
Além disso, no início do ano a mulher encontrou amostras de sangue coletados a mais debaixo do jaleco do suspeito. Outros funcionários relatam que já haviam presenciado a mesma ação do homem. A Polícia Civil de Campo Grande investiga o caso e irá ouvir testemunhas.
Por meio de nota, o HRMS informou que o servidor está afastado funcionário do laboratório. “Para investigar a conduta do servidor, o HRMS instaurou processo de sindicância. O HRMS reitera que está colaborando com as autoridades policiais nas investigações para que o caso seja esclarecido o mais breve possível”.
Já na nota de esclarecimento, o hospital afirmou que houve riscos à saúde dos pacientes. “O laboratório do HRMS possui um processo de controle na coleta das amostras para a realização dos exames e dispõe de um analista clínico que, antes de finalizar os laudos, traça um comparativo entre o resultado atual e os anteriores de cada paciente através do prontuário eletrônico. Caso seja verificada alguma inconsistência no resultado, prontamente, é realizada nova coleta para conferência e confirmação do laudo. O HRMS reitera que nenhum paciente recebeu laudo incorreto. O HRMS elucida que este caso foi uma situação pontual e que sempre preza pela qualidade dos serviços prestados à população”, diz o comunicado.
Por; Diário Digital