Gigante do agro entra em recuperação com dívidas de R$ 96 mi

Grupo atua na agricultura e setor madeireiro; eventos climáticos causaram “desencaixe financeiro”

Reprodução

A 4ª Vara Cível de Sinop deferiu o processamento da recuperação judicial

DIEGO FREDERICI
DO FOLHAMAX

A 4ª Vara Cível de Sinop (501 Km de Cuiabá) deferiu no último dia 19 o processamento da recuperação judicial do Grupo Konzen, organização que atua no agronegócio na região de Tabaporã (643 Km de Cuiabá).

 

As dívidas do grupo comandado pelos empresários João e Helena Konzen – pais – e Amanda e Alfredo Konzen – filhos – somam R$ 96 milhões.

 

No pedido de recuperação judicial foi argumentado que organização sofreu com “eventos climáticos”, bem como com a pandemia no novo Coronavírus (Covid-19), que acabaram gerando um “desencaixe financeiro que fez com que entrassem com a ação para renegociar o passivo e manter-se no mercado”.

 

O grupo é um dos pioneiros na região de Tabaporã na agricultura e também madeira.

O juízo de Sinop nomeou como administrador judicial o advogado Daniel Brajal, que está radicado em São Paulo (SP). Este ano o número de recuperações judiciais de produtores rurais aumentou exponencialmente em comparação com anos anteriores.

 

O fenômeno climático “El Niño” tem sido frequentemente indicado como um dos fatores da crise, aliado a baixa do preço das commodities no mercado internacional e aos juros maiores que vem sendo praticados no mercado.