Governo venezuelano declara alerta sanitário para a gripe aviária em pelicanos

As autoridades venezuelanas declararam um estado de alerta sanitário de 90 dias nos estados costeiros de Anzoátegui, Miranda, Nueva Esparta, La Guaira e Sucre na sexta-feira, após terem detectado a presença de gripe aviária em pelicanos.
Os ministérios da agricultura e da ciência emitiram uma declaração conjunta, divulgada pela ministra Gabriela Jiménez via Twitter, detalhando que as actividades de “inspecção, monitorização e vigilância epidemiológica” em Puerto Píritu, no estado de Anzoátegui, no nordeste do país, mostraram a presença de “sinais clínicos” compatíveis com a doença.
Esta é a primeira vez que a gripe aviária é registada na Venezuela, e como resultado foram tomadas várias medidas preventivas, tais como a proibição da circulação de aves vivas e ovos férteis provenientes de alguns destes municípios e o abate de aves que apresentem resultados positivos para a gripe.
Além disso, o governo advertiu que “as epidemias de GAAP podem propagar-se rapidamente, devastar a indústria avícola e levar a severas restrições comerciais”. Também advertiram que algumas estirpes têm a capacidade de infectar os humanos e, por conseguinte, representam uma ameaça para a saúde pública.
Jiménez assegurou que as equipas técnicas estão a realizar o trabalho de monitorização e vigilância adequado tendo em vista a presença do vírus e confirmou que foram notificadas infecções do mesmo grupo de aves em outros países da América Latina.
Por; MSN