Guarantã do Norte  e moradores de mais 15 cidades beberam água com substâncias cancerígenas

Um levantamento feito pelo grupo Repórter Brasil, denominado Mapa da Água, apontou que moradores de Cuiabá e outras 15 cidades de Mato Grosso consumiram água contaminada com substâncias cancerígenas entre os anos de 2018 e 2020. O estudo foi divulgado esta semana e realizado em todo Brasil.

De acordo com os dados, na Capital do Estado foi encontrado, na água consumida pelos cuiabanos, o Nitrato. A substância é classificada como provavelmente cancerígena para humanos, conforme a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), órgão da Organização Mundial da Saúde.

Ele e seus compostos são utilizados na fabricação de fertilizantes, conservantes de alimentos, explosivos e pela indústria farmacêutica na produção de medicamentos vasodilatadores.

Já na cidade de Primavera do Leste, o estudo apontou que foram encontradas duas substâncias indevidas na água. Uma delas é o Benzo, considerado pela OMS como cancerígeno se consumido por humanos.

Além disso, foi encontrada também uma grande quantidade de Mercúrio, responsável pelo surgimento de tumores até em animais.

O estudo, no entanto, não detalha qual o percentual que está acima do limite. Entre os municípios que apresentaram irregularidades na água estão Cáceres, Juína, Pontal do Araguaia, Campinápolis, Comodoro, Pedra Preta, Campo Verde, Marcelândia, Tangará da Serra, Alto Garças, Paranatinga, Sinop, Sorriso, Guarantã do Norte e Confresa.

Veja aqui o mapa completo

 

Outro lado

 

Apenas a empresa AEGEA, que representa as concessionárias de água de Primavera do Leste, Campo Verde, Confresa, Paranatinga e Pedra Preta, emitiu nota sobre o assunto. Nos casos de Primavera e Paranatinga, houve erro de digitação dos dados, de acordo com a empresa. Confira caso a caso.

 

AEGEA MT – NOTAS DAS CONCESSIONÁRIAS

Primavera do Leste

 

A Águas de Primavera garante a qualidade da água distribuída para a população de Primavera do Leste. A concessionária assegura que em nenhuma análise realizada pela empresa foram detectados resultados em desacordo com as normas da Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água e seu padrão de potabilidade.

A concessionária esclarece que houve um equívoco no momento da digitação de dados sobre Urânio, Mercúrio e Benzo[a]pireno, inserindo no sistema o valor de 0,10mg/L enquanto o resultado correto é de 0,010mg/L de Urânio na amostra. O índice máximo permitido pela legislação é de 0,03mg/L. Para o parâmetro Mercúrio, foi inserido o valor de 0,005mg/L enquanto o resultado correto é de <0,0002 mg/L, sendo que o limite é de 0,001 mg/L. Para o parâmetro benzo[a]pireno, foi inserido o valor de 1µg/L enquanto o resultado correto é de <0,01µg/L, sendo que o limite é de 0,7µg/L. Uma carta de correção já foi enviada para a Vigilância Sanitária.

 

A Águas de Primavera tem um rigoroso monitoramento da qualidade e realiza o controle de qualidade em laboratórios acreditados, lá são realizados semanalmente exames bacteriológicos e físico-químicos em amostras coletadas em vários pontos da cidade. Por ano, a empresa analisa em média 104 amostras de água bruta (poços e represas) e 39.934 amostras de água tratada. O controle de qualidade realiza coletas semanais, mensais, semestrais e anuais, de acordo com as normas da Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde.

 

Confresa

 

A Águas de Confresa garante a qualidade da água distribuída para a população de Confresa. A concessionária assegura que em nenhuma análise realizada pela empresa foram detectados resultados em desacordo com as normas da Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água e seu padrão de potabilidade. Entre os anos de 2018 e 2020, todos os resultados para o parâmetro ácidos haloacéticos estão conformidade com limites máximos exigidos pela portaria.

A Águas de Confresa tem um rigoroso monitoramento da qualidade e realiza o controle de qualidade em laboratórios acreditados, lá são realizados semanalmente exames bacteriológicos e físico-químicos em amostras coletadas em vários pontos da cidade. Por ano, a empresa analisa em média 44 amostras de água bruta (represas) e 26.960 amostras de água tratada. O controle de qualidade realiza coletas semanais, mensais, semestrais e anuais, de acordo com as normas da Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde.

 

Campo Verde

 

A Águas de Campo Verde garante a qualidade da água distribuída para a população de Campo Verde. A concessionária assegura que em nenhuma análise realizada pela empresa foram detectados resultados em desacordo com as normas da Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água e seu padrão de potabilidade. Entre os anos de 2018 e 2020, todos os resultados para o parâmetro Níquel estão conformidade com limites máximos exigidos pela portaria.

A Águas de Campo Verde tem um rigoroso monitoramento da qualidade e realiza o controle de qualidade em laboratórios acreditados, lá são realizados semanalmente exames bacteriológicos e físico-químicos em amostras coletadas em vários pontos da cidade. Por ano, a empresa analisa em média 22 amostras de água bruta (poços) e 3.997 amostras de água tratada. O controle de qualidade realiza coletas semanais, mensais, semestrais e anuais, de acordo com as normas da Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde.

 

Paranatinga

 

A Águas de Paranatinga garante a qualidade da água distribuída para a população de Paranatinga. A concessionária assegura que em nenhuma análise realizada pela empresa foram detectados resultados em desacordo com as normas da Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água e seu padrão de potabilidade.

A concessionária esclarece que houve um equívoco no momento da digitação de dados sobre Cloreto de Vinila, inserindo no sistema o valor de 7,8µg/L enquanto o resultado correto é de <0,06mg/L de Cloreto de Vinila, sendo que o limite é de 2µg/L. todos os resultados para os parâmetros Arsênio e Nitrito estão conformidade com limites máximos exigidos pela portaria. Uma carta de correção já foi enviada para a Vigilância Sanitária.

A Águas de Paranatinga tem um rigoroso monitoramento da qualidade e realiza o controle de qualidade em laboratórios acreditados, lá são realizados semanalmente exames bacteriológicos e físico-químicos em amostras coletadas em vários pontos da cidade. Por ano, a empresa analisa em média 46 amostras de água bruta (poços e represas) e 25.058 amostras de água tratada. O controle de qualidade realiza coletas semanais, mensais, semestrais e anuais, de acordo com as normas da Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde.

 

Pedra Preta

 

A Águas de Pedra Preta garante a qualidade da água distribuída para a população de Pedra Preta. A concessionária assegura que em nenhuma análise realizada pela empresa foram detectados resultados em desacordo com as normas da Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água e seu padrão de potabilidade. Entre os anos de 2018 e 2020, todos os resultados para o parâmetro Arsênio estão conformidade com limites máximos exigidos pela portaria.

A Águas de Pedra Preta tem um rigoroso monitoramento da qualidade e realiza o controle de qualidade em laboratórios acreditados, lá são realizados semanalmente exames bacteriológicos e físico-químicos em amostras coletadas em vários pontos da cidade. Por ano, a empresa analisa em média 16 amostras de água bruta (poços) e 3.575 amostras de água tratada. O controle de qualidade realiza coletas semanais, mensais, semestrais e anuais, de acordo com as normas da Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde.

 

Por; Repórter MT