Homicídios de mulheres em MT deixam 70 filhos sem mães

As mortes violentas de mulheres em Mato Grosso deixaram 70 filhos sem mães entre crianças, jovens e adultos, no ano passado. De acordo com um levantamento feito pela Polícia Civil, destes, 21 eram filhos das vítimas com os autores.

Entre os registros de feminicídios, duas vítimas estavam gestantes quando foram mortas.

O levantamento foi realizado com base nos boletins de ocorrência e em inquéritos policiais e mostra também os dados sobre local dos crimes, meio empregado nos homicídios, solicitação de medidas protetivas, perfis das vítimas, vínculo entre vítimas e autores dos crimes, índice de esclarecimento dos homicídios e os efeitos da violência contra mulheres.

Dos homicídios e feminicídios cometidos no ano passado contra mulheres, 80% deles foram esclarecidos. Do total de crimes ocorridos, 66 autores foram indiciados e 24 dos casos seguem em apuração.

A técnica de enfermagem Josilaine Maria Gomes dos Reis, 31 anos, foi morta, em Cuiabá, a golpes de faca pelo ex-companheiro, com quem tinha um filho pequeno.

Ele não aceitava o fim do relacionamento e no dia 5 de outubro do ano passado, invadiu a casa dela, no bairro Nova Esperança, e na frente dos filhos atacou a ex-mulher. Ela deixou três filhos.

Após cometer o crime e também atentar contra a própria vida, o suspeito pediu às crianças que fossem até um vizinho para avisar o que ele havia cometido e chamasse a polícia.

A técnica em enfermagem, Franciele Robert da Silva, 33 anos, foi morta pelo ex-marido, que invadiu a casa dos pais à sua procura.

Para defender a filha, o pai de Franciele, de 67 anos, entrou em luta corporal com o ex-genro e foi ferido gravemente.

Depois, o criminoso foi até o quarto onde a vítima tentava se esconder, junto com a filha de 12 anos, arrombou a porta e desferiu diversos golpes contra a Francieli, que a levaram a óbito.

Franciele estava separada do suspeito e tinha uma medida protetiva em virtude das ameaças que ele já havia feito contra ela e os filhos.

O pai dela chegou a ser socorrido em um hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no dia seguinte.

 Por; G1 MT