Inep divulga datas de inscrição do Enem 2022; confira o calendário

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou as datas de inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 — versões impressa e digital.

Os estudantes interessados em fazer a prova neste ano devem se inscrever pela Página do Participante entre os dias 10 e 21 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga até 27 de maio. O exame será aplicado nos dias 13 e 20 novembro.

De acordo com o Inep, os exames serão compostos exclusivamente de itens inéditos. Durante a atual gestão do órgão, realizou-se pré-teste de itens, visando tornar o BNI (Banco Nacional de Itens) mais qualificado.

As cidades de aplicação do Enem impresso serão divulgadas na Página do Participante e no portal do Inep. Já os locais do Enem digital estão listados no edital e, também, na página do Enem no site do instituto.

Novidades no Enem

 

Como novidade para este ano, o Inep incluiu o eTítulo, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Digital e o RG Digital como documentos válidos para identificação do participante nos dias de aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

Outra inovação se relaciona ao tratamento por nome social. O participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero (participante transexual, travesti ou transgênero) e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Contudo, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Já aqueles que querem ser identificados pelo nome social e não têm o respectivo nome cadastrado na Receita deverão realizar a solicitação de tratamento após a inscrição. Para esse procedimento, será necessário apresentar os seguintes documentos de comprovação das condições que o motivam: foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficial com foto, válido.

 

Por; R7