Influenza H3N2: Saiba mais sobre o vírus e como se prevenir da gripe

Diante do aumento acelerado de casos da gripe Influenza H3N2 em estados brasileiros, como Rio de Janeiro e São Paulo, um alerta foi comunicado sobre a cepa do vírus causador da doença. Preparamos um artigo para você saber de fato o que é, como lidar, prevenção e mais informações necessárias.

O que é a Influenza H3N2?

 

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o H3N2 é um dos subtipos do vírus influenza A. Também conhecida como vírus do tipo A, é um dos principais responsáveis pela gripe e pelos resfriados. Assim como ocorre com o coronavírus, o vírus H3N2 é facilmente transmitido de pessoa para pessoa, através de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala.

H3N2 é considerado sazonal e bem conhecido em todo o mundo, desde quando ocorreu uma pandemia em 1968, com a gripe de Hong Kong.

Como identificar e quais são sintomas da H3N2?

 

Os sintomas da Influenza A (H3N2) são parecidos aos de uma gripe comum: febre alta com início agudo, cefaleia, dores articulares, constipação nasal e inflamação de garganta e tosse.

Resumindo, os principais sintomas da gripe H3N2 são:

-Febre alta, acima dos 38ºC (Saiba a partir de quantos graus é febre);

-Dor no corpo;

-Dor de garganta;

-Dor de cabela;

-Espirros;

-Tosse;

-Coriza;

-Calafrios;

-Cansaço excessivo;

-Náuseas e vômitos;

-Diarreia, que é mais frequente de acontecer em crianças;

-Moleza.

 

vírus H3N2 é mais frequente de ser identificado em crianças e em idosos, além de também poder infectar mais facilmente mulheres grávidas ou que tiveram o bebê em pouco tempo, pessoas que possuem o sistema imunológico comprometido ou que são portadores de doenças crônicas.

Gripe por Influenza H3N2 é perigoso?

 

O vírus é considerado perigoso e, embora possa ser prevenida através da vacinação, em casos mais graves a doença pode matar. No Rio de Janeiro, por exemplo, a Influenza já matou mais do que a Covid-19 em dezembro de 2021, em números absolutos.

Estão mais suscetíveis a complicações, crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comprometimento da saúde, dentre eles doença respiratória ou cardíaca, obesidade, diabetes, etc. E quem negligencia o tratamento da gripe.

Qualquer gripe pode provocar danos ao sistema respiratório, comprometer os pulmões e levar à morte, se não tratada.

Como acontece a transmissão da H3N2?

 

A transmissão do vírus H3N2 é fácil e acontece por meio do ar através de gotículas que ficam suspensas no ar quando a pessoa gripada tosse, fala ou espirra, além de também poder acontecer por meio do contato direto com pessoas infectadas.

Por isso, a recomendação é parecida com a da Covid-19, de que seja evitado permanecer muito tempo em ambiente fechado com muitas pessoas, evitar levar as mãos aos olhos e à boca antes de lavá-la e evitar ficar muito tempo próximo de uma pessoa gripada. Dessa maneira, é possível evitar a transmissão do vírus.

Vale lembra que a melhor forma de prevenção da doença e também da transmissão desse vírus é por meio da vacina que é disponibilizada anualmente durante campanhas do governo e que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A recomendação é a de que a vacina seja tomada todos os anos, principalmente por crianças e idosos, já que essa infecção é mais comum nesse grupo. A dose anual é recomendada porque os vírus podem sofrer pequenas mutações ao longo do ano, se tornando resistentes às vacinas anteriores.

Os vírus H2N3 e H3N2 são iguais?

 

Apesar de ambos serem subtipos do vírus Influenza A, os vírus H2N3 e H3N2 não são iguais, principalmente relacionado à população acometida. Enquanto que o vírus H3N2 está restrita às pessoas, o vírus H2N3 está restrita aos animais, não tendo sido relatado casos de infecção por esse vírus em pessoas.

Como é feito o tratamento da H3N2?

 

O tratamento para a gripe causada pelo H3N2 é feito igual ao dos outros tipos de gripe:

-Repouso,

-Ingestão de bastante líquidos e

-Alimentação leve para favorecer a eliminação mais fácil do vírus.

 

Além disso, pode ser recomendado pelo médico o uso de remédios antivirais para diminuir a taxa de multiplicação do vírus e o risco de transmissão, além de remédios para aliviar os sintomas, como Paracetamol ou Ibuprofeno.

 

 

Express Remoções