InPacto Lucas marca início do ciclo de palestras no Show Safra

Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

Em 2022, o município de Lucas do Rio Verde iniciou os estudos para criar o Pacto pela Inovação: voltado para criação de medidas que possam garantir boas práticas em soluções intelectuais, culturais, de empreendedorismo e inovação.

 

O InPacto Lucas, envolve iniciativa privada, poder público, universidades e sociedade civil organizada.

 

O Pacto pela Inovação tem sido uma busca do município para o fortalecimento e crescimento da sociedade, com o desenvolvimento de ações que são pensadas a longo prazo, garantindo um futuro sustentável. A iniciativa é gerida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade que trouxe para Lucas do Rio Verde, durante o Show Safra, o coordenador do Pacto pela Inovação de Medellín-Colômbia, Santiago Uribe.

 

Santiago também é antropólogo, diretor da Fundação Rockefeller para Cidades Resilientes e traz como exemplo a cidade de Medellín, que passou de mais violenta do mundo a mais inovadora em 2016.

 

A palestra ministrada por Santiago teve como tema  O futuro das Cidades. A inovação e seu impacto. “Eu acredito que o fator mais importante para um pacto pela inovação é juntar todas as pessoas, convidar a sociedade a construir uma visão coletiva da Lucas de Rio Verde, onde você mora, trabalha para construir e transformar. Esse é o verdadeiro pacto pela inovação. Que você compreenda que você é parte da solução, que você é parte da transformação dessa cidade”, disse o palestrante.

 

O coordenador citou algumas medidas que podem ser implantadas para transformar uma cidade em um lugar com inovação. “No caso de Medellín, foi um pacto pela educação, que incluiu o pacto pela promoção da cultura, da leitura, centros de desenvolvimento econômico em periferias. Nós construímos também outros equipamentos, casas de justiça, casas de música para o desenvolvimento de jovens, centros culturais esportivos, o apoio a mães comunitárias, porque a inovação tem que ir a todas as pessoas da cidade e a todos os territórios”, citou Santiago.

 

O Pacto pela inovação possui uma gestão descentralizada, com representantes da administração pública,  iniciativa privada, instituições de ensino e sociedade civil organizada. Com 12 projetos em andamento neste momento, o ecossistema de inovação está preparando o ambiente para promover a criação,  atração e retenção de empresas de base tecnológica para o município.


Fotos: