Inspirados em girassóis, alunos criam solução para energia solar

João Pedro Vieira Moretti, Júlio Cézar Silva de Macedo Mota e Matheus Eduardo Ribas da Silva são alunos da Etec (Escola Técnica Estadual) Bento Quirino, de Campinas (SP) e se inspiraram nos girassóis para desenvolver um projeto sustentável. O grupo criou um painel solar (placa fotovoltaica) que garante uma geração maior de energia a partir da luz solar.

O Energyrassol tem como objetivo mostrar que placas de energia solar móveis conseguem captar mais luz e garantir maior geração energética. O estudo foi feito com base em pesquisas que constataram a limitação da luz diurna e a angulação como dois dos problemas quanto à eficiência desses painéis.

Para  João Pedro, falar sobre sustentabilidade pode trazer novas ideias sobre energia limpa. “Era um tema que a gente gostava, cursamos um disciplina sobre o assunto e decidimos melhorar a eficiência dos painéis solares”, diz. “Em busca de soluções, nos inspiramos nos girassóis e decidimos trabalhar em um mecanismo que se assemelha à flor para o aperfeiçoamento na eficiência da geração de energia elétrica através de placas fotovoltaicas”, explica.

O projeto teve início em 2021 durante a pandemia da Covid-19 e devido ao distanciamento social em alguns momentos foi realizado de forma totalmente remota. Foram utilizados simuladores disponíveis na internet e cálculos matemáticos para o desenvolvimento do Energyrassol. Segundo Moretti, os resultados apontam uma melhora de 20% a 30% de captação das placas móveis, quando comparados aos de um projeto de painel estático.

Os estudos conduzidos pelos estudantes mostraram que a superfície móvel conseguia manter 40 leds ligados por dez horas, enquanto a superfície imóvel manteria o funcionamento por oito horas. O ponto principal do trabalho é evidenciar que os painéis móveis apresentam melhora na potência (W) média por dia captada.

Com o projeto finalizado, os estudantes buscam patrocínios para transformá-lo em produto. “De início pensamos em ir buscar apoio em Holambra, conhecida como a cidade das flores, que tem muito a ver com o nosso trabalho”, conta.

O projeto Energyrassol foi classificado para a 20ª Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), que ocorre entre os dias 14 e 25 de março. “É a primeira vez que participamos da feira. E estamos com grandes expectativas para mostrar os resultados finais e muitos ansiosos”, finaliza Moretti.

 

*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder