Invasores que atuam em área de desmatamento ilegal protestam contra proibição do uso de maquinários em MT

Invasores que atuam em uma área de desmatamento ilegal no distrito de Guariba, em Colniza, no noroeste de Mato Grosso, fizeram um protesto nesta quinta-feira (2). A manifestação foi feita após o início de uma fiscalização do estado na Reserva Extrativista Guariba Roosevelt e a inutilização dos maquinários usados pelos grileiros na região.

De acordo com os manifestantes, a operação teria destruído o maquinário deles.

A Guariba-Roosevelt é a única reserva extrativista de Mato Grosso e é utilizada para a retirada sustentável de castanha, seringa e óleo de copaíba. Não é permitido o desmate dentro da unidade de conservação, que faz parte da Amazônia Legal.

Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), a reserva fica entre os municípios de Colniza e Aripuanã, que tiveram 19.641 hectares desmatados ilegalmente só nos primeiros quatro meses deste ano.

Operação Cedif

 

A fiscalização da qual os manifestantes reclamam foi feita na região na quarta-feira (1°) e faz parte da Operação Cedif de combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais, da Sema e forças de segurança do estado.

Foram identificadas pessoas acampadas no interior da unidade, trabalhando com extração ilegal de madeira. Com a abordagem, vários suspeitos correram para o interior da mata, e apenas duas pessoas foram detidas.

Em seguida, houve o flagrante de uma escavadeira abrindo uma estrada dentro da área da reserva sem autorização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para tal atividade, configurando então, danos à unidade de conservação.

A estrada que estava sendo construída atravessava a reserva, e ligaria a outra unidade de conservação, a Guariba, localizada no Amazonas.

“A máquina foi apreendida e inutilizada, já que não havia meio de transportá-la. A ação está de acordo com os incisos IV e V do artigo 3° da decreto Federal 6514/08. A detenção de quem é flagrado cometendo desmate ilegal é feita com base no artigo 40 da lei 9605/98, pelo crime de causar danos direto ou indireto à unidade de conservação”, informou a Sema por meio de nota.

A Operação continua na região da Reserva Extrativista Guariba Roosevelt, que fica entre os municípios de Aripuanã e Colniza (MT) durante todo o mês de junho.

Desmatamento na reversa

No mês passado, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Mato Grosso realizou uma fiscalização na região e embargou 2,4 mil hectares.

O superintendente Gibson Almeida Costa Júnior informou que no local foram encontradas diversas evidências de grilagem de terra e exploração ilegal de madeira.

“Parte dessas pessoas são grileiros, tem informações que eles até oferecem para vender parcelas dessas áreas, que há essa promessa de regularização… Isso não existe. Isso é um crime, é um estelionato, quadrilhas mesmo de criminosos fazem na região e muitas das vezes ilude, iludem a sociedade local que às vezes adquirem, sem buscar informações”, explicou.