Justiça dá ordem de despejo para mais de 400 famílias em MT

A justiça deu o prazo de até essa terça-feira (14), para 450 famílias que ocupam uma área que pertence a prefeitura de Rondonópolis/MT, a 218 km de Cuiabá, saiam do local. As famílias invadiram o terreno por estarem na fila de espera por uma moradia popular.

A Secretaria de habitação de Rondonópolis informou que está cadastrando todas as famílias da área ocupada e fornecendo as informações solicitadas

A secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de Rondonópolis pediu a reintegração de posse do terreno.

No local foram improvisados barracos de lona com pedaços de madeira e não possui energia elétrica.

A ocupação começou com 200 famílias e elas estão morando há uma semana no local. O chão é de terra e durante a chuva, os barracos caem. De acordo com a lavradora Francisca Alves da Silva, também não há água encanada.

“Nós pegamos água do outro lado da estrada. Energia não tem, estamos no escuro e a gente ilumina com vela”, contou.

As famílias dizem que ocupação foi única forma encontrada para pressionar o governo municipal a disponibilizar uma moradia popular. Além disso, dizem que estão há anos na fila que, atualmente, tem mais de 10 mil pessoas cadastradas na Secretaria de Habitação de Rondonópolis.

A dona de casa Djennypher Stephan Mosiaga contou que está na fila desde 2014 esperando uma casa. “Meu cadastro está aqui desde 2014 e todo ano eu vou lá para renovar, eles perdem os papéis e tem que fazer tudo de novo”, disse.

A dona de casa Maura Carolina da Silva, teve um bebê recentemente e o marido dela ficou desempregado. Ela não tem para onde ir com a família e improvisaram um barraco na área. “Ganhei um neném e mandaram meu marido embora do serviço. Para piorar, eu morava de aluguel e a dona da casa pediu a residência de volta”, contou.

 

POR; FOLHAMAX