Mãe acusa Hospital de Alto Boa Vista de negligência médica pela morte da filha de 4 meses

Uma criança de 4 meses de vida, que morava em Alto Boa Vista, morreu a caminho da UPA de Barra do Garças/MT, depois de ficar internada há alguns dias no Hospital Municipal de São Félix do Araguaia/MT.

Segundo o relato de Poliana, de 24 anos, que é a mãe, a menina vinha sofrendo com dores muito fortes, acompanhadas de diarreia, vômitos e febre muito alta.

Poliana conta que a médica plantonista do PSF  de Alto Boa Vista, Natalia Auriema Lima, receitou medicamentos para a criança e pediu que ela voltasse para a casa, para continuar o tratamento domiciliar, devido a melhora da criança.

Porém, no domingo (12) a criança passou mal novamente e de novo foi levada para o PSF, onde foi atendida , desta vez, pela plantonista  Flávia Freitas, que também medicou a menina e mandou, também, que a mãe  tratasse em casa.

Porém ao passar mal na noite do domingo, a criança foi levada para o Hospital de São Félix do Araguaia/MT, com um quadro grave de desidratação e com muita infecção no intestino.

Exames apresentaram alteração no sangue, e ela precisou ficar internada por aproximadamente três dias naquela unidade hospitalar. Ao receber alta voltou para casa.

Porém, a criança teve outra piora e sangrou  pelas fezes, e a mãe, imediatamente, retornou com ela ao PSF de Alto Boa Vista, e tentou ser encaminhada para o Hospital de Água Boa/MT ou de Barra do Garças/MT, devido a falta de recursos médicos de São Félix do Araguaia/MT, porém o secretário de saúde do município, negou o pedido.

A mãe conta que o Secretário teria sido grosso com a família, quando conversaram por telefone, ao afirmar que só poderia encaminhar a criança para São Félix do Araguaia/MT, pois só havia convênio com aquele município.

Depois de várias insistências, a família resolveu levar a criança por conta própria para Barra do Garças/MT. Porém, a menina não resistiu e veio à óbito a caminho do Hospital.

De acordo com o relato de Poliana, o diretor da UPA de Barra do Garças/MT, disse  que a criança poderia ter sobrevivido se chegasse a tempo.

A mãe, então afirma que sua filha morreu por negligência médica.

O pai conta que tentou falar com o prefeito de Alto Boa Vista, mas não teve retorno.

O Agência da Notícia entrou em contato com a prefeitura municipal de Alto Boa Vista que se comprometeu a nos emitir uma nota de esclarecimento.

Fonte: Agência da Notícia