Médica de Guarantã do Norte recebe certificado de conclusão do curso de especialização em hansenologia.

19 médicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) em cidades de Mato Grosso, participaram nesta terça-feira (19) na capital do estado da conclusão do curso de especialização em hansenologia.

O curso, que é o primeiro a ser realizado no país, iniciou em 2022, e foi realizado por meio de parceria Escola de Saúde Pública, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), com a Sociedade Brasileira de hansenologia.

Dentre os profissionais que receberam o certificado de conclusão do curso está a médica de Guarantã do Norte Dra. Meridiana Balbinot, que é clínica geral com especialização em Medicina do trabalho, medicina da família e comunidade e agora com especialização em Hansenologia.

A secretária de Saúde de Guarantã do Norte, Letícia Camargo, Participou da formatura que aconteceu durante o 17º Congresso Brasileiro de Hansenologia, realizado no Hotel Deville, em Cuiabá.

“Esta especialização vem para contribuir ainda mais na formação dos nossos profissionais que a após 40 anos sem formação específica a secretaria de estado realiza esse importante cursos que vai contribuir para o diagnóstico e tratamento precoce da doença no estado, que enfrenta a hanseníase por meio da política de detecção, que permite o combate à doença via tratamento”, disse a secretária Letícia Camargo.

De acordo com dados da secretaria municipal de saúde de Guarantã do Norte, o número de casos da doença registrado no município é considerado alto, em 2021 o setor de vigilância epidemiológica da secretaria registrou 40 casos de hanseníase, em 2022 foram notificados 37 casos da doença e de janeiro a setembro de 2023 já foram notificados 28 casos da doença no município.

Autor: Ademir Junior

Fonte: SMS GTÃ do Norte

Foto: SMS GTàdo Norte