Medicamentos à base de maconha com níveis altos de THC podem aliviar dor crônica

Remédios contendo cannabis em sua fórmula podem ser usados contra diversos tipos de dores crônicas, segundo uma pesquisa que indica que alguns produtos à base de maconha com altos níveis de THC podem ter um efeito moderado contra a dor.

No entanto, isso vem com efeitos colaterais. THC é a sigla para Tetrahidrocanabinol, um composto extraído da planta da maconha responsável pelo efeito que torna a planta “atraente” no mundo das drogas. Já o canabidiol também é retirado da maconha, mas não conta com o efeito alucinógeno.

Os dois compostos são ligados à redução da dor, mas dependendo do nível de THC podem haver efeitos como tontura e até mesmo sedação. “Há alguma indicação de alívio da dor de fraco a moderado, dependendo da relação THC/CBD, mas há um aumento de efeitos colaterais, como tontura e sedação”, Yasmin Hurd, professora de ciências farmacológicas, neurociência e psiquiatria da Escola de Medicina Icahn no Monte Sinai, em Nova York, em entrevista a CNN.

Maconha contra dor

 

O estudo realizou uma revisão com 25 ensaios clínicos e cerca de 15 mil pessoas. Os medicamentos prescritos dronabinol, feitos de THC sintético puro, e nabilona, ​​que é quase THC puro, foram associados a melhorias moderadas no alívio da dor, mas a um risco aumentado de sonolência e tontura,

“Embora a quantidade de alívio da dor não seja substancial, os indivíduos que sofrem de dor crônica podem pensar que vale a pena o risco. Claramente, o CBD tem um perfil de segurança muito maior do que o THC, por isso é importante que os produtos com alto teor de THC sejam cuidadosamente monitorados”, completou Hurd.

 

Por; Olhar Digital