Ministério da Saúde coordena tradução do novo Código Internacional de Doenças para a língua portuguesa

O Ministério da Saúde, em parceria com a Câmara Técnica Assessora para Gestão da Família de Classificações Internacionais e com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), está coordenando o processo de tradução da CID-11 para a língua portuguesa. A ação inclui etapas de revisão e validação por especialistas na área de classificações em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com previsão de conclusão em dezembro de 2022.

O período de transição da CID-10 para a CID-11, incluindo a aplicação da classificação para coleta de dados, implica na definição de prazos e ações estratégicas necessárias para essa migração. Seguindo a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), o período de transição deve ocorrer entre dois e três anos. Assim, espera-se que a CID-11 esteja em uso nos sistemas de informação da vigilância a partir de 1º de janeiro de 2025.

Na página da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) encontra-se disponível o curso online “ICD – 11 tool”, desenvolvido pelo Comitê de Educação e Implementação da Família Internacional de Classificações da Organização Mundial da Saúde, nos idiomas inglês e espanhol. O curso em português está em processo de tradução e em breve estará disponível na plataforma.

Acesse aqui para o curso.

Outras informações podem ser encontradas aqui.

 

Ministério da Saúde