Ministra do STF mantém prisão de padre acusado de estuprar criança e adolescentes em Sinop

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber negou o seguimento do habeas corpus do padre Nelson Koch, que foi preso em Mato Grosso após ser acusado de ter abusado sexualmente de uma criança de 13 anos e dois adolescentes de 15 e 17 anos, em Sinop/MT ( há  478 km de Cuiabá) no mês de fevereiro deste ano.

De acordo com a decisão publicada nesta quarta-feira (15), a defesa solicitou à Justiça prisão domiciliar para o líder religioso devido à saúde dele, mas o pedido já havia sido indeferido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A ministra pontuou que não foi “comprovada a situação de vulnerabilidade concreta do paciente e inexistentes indicativos de negligência de medidas mitigadoras/preventivas quanto à sua saúde por parte do estabelecimento prisional”.

Por esse motivo, a magistrada negou seguimento ao habeas corpus.

 

ENTENDA O CASO

 

De acordo com o delegado Pablo Bonifácio Carneiro, a mãe de uma vítima procurou o plantão da Polícia Civil e declarou que seu filho, de 15 anos, trabalhava desde o ano passado na igreja liderada pelo religioso e teria sofrido abusos sexuais praticados em diferentes períodos.

Posteriormente, mãe e filho foram ouvidos na delegacia especializada. Em depoimento especial, conforme prevê a legislação, o adolescente confirmou os abusos sexuais e descreveu que o investigado cometeu os supostos atos criminosos quando o menor de idade tinha sete, 13 e 15 anos.

Outro adolescente, de 17 anos, também ouvido pela Polícia Civil, confirmou que o religioso teria, nos últimos três anos, sem a sua anuência, praticado ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia, caracterizando o crime previsto no artigo 215-A do Código Penal. O delegado destaca que em uma das oitivas, uma das vítimas informou que o religioso, mesmo de forma velada, ameaçou-o dizendo que é uma pessoa de influência.

 

PADRE DIZ QUE FOI CONSENTIDO

 

O delegado Sérgio Ribeiro contou ainda que durante o trajeto de Nelson até a delegacia, o padre lamentou o ocorrido e afirmou que queria preservar a igreja. “Durante o trajeto de onde esse cidadão foi preso até a delegacia, o padre lamentou e disse que tudo que ele fez foi consentido, todos os relacionamentos que ele teve com esses adolescente e que eles até pediam”, afirmou.

A autoridade policial afirmou ainda que uma das vítimas foi abusada sexualmente dos sete até os 15 anos. Outra vítima também gravou com um aparelho celular Nelson levando-a até um quarto paroquial onde ele morava antes de se mudar para chácara onde foi preso.

 

 

Por; Hiper Notícias