Ministro da Educação visita MT e Wellington quer garantir curso de Medicina em Barra

Membro da Comissão de Educação do Senado, o senador Wellington Fagundes (PL) convidou prefeitos e lideranças da região do Vale do Araguaia para conversar com o ministro da Educação, Victor Godoy, visando avançar no projeto para instalação do curso de Medicina. Godoy estará em Cuiabá nesta terça-feira, 2, para participar da cerimônia de abertura do Seminário de Educação Infantil e Seminário de Educação de Mato Grosso.

Segundo o senador, o ministro Victor Godoy já se manifestou favorável a implantação de um curso de Medicina em Barra do Garças, dentro do esforço para o avanço do ensino superior no Estado, que deverá prosseguir com o trabalho visando a implantação da terceira universidade federal no Estado.

“Agora, juntos, precisamos firmar esse compromisso, nesse encontro em Cuiabá com o ministro, que tem se mostrado entusiasta desse projeto” – disse, ao destacar que também está trabalhando para implantação do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em Água Boa.

A exemplo da conclusão das obras do anel viário de Barra, o curso de Medicina é considerado também uma das principais reivindicações da população local. Esse curso beneficiará toda a região do Araguaia, pela oferta de vagas aos jovens e principalmente pela ampliação do atendimento em saúde pública, já que as universidades possuem estágio obrigatório.

Durante a visita do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, a Barra do Garças, o senador Wellington Fagundes lembrou que no passado a população se referia ao Vale do Araguaia como “Vale dos Esquecidos”. Essa realidade, no entanto, mudou. “Com um trabalho imenso de todos, hoje aqui se chama ‘Vale do Desenvolvimento’ por tudo aquilo que está acontecendo” – disse.

Wellington destacou, entre outros, o cuidado social com a implantação da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), cuja ligação, entre a Ferrovia Norte-Sul e a cidade de Água Boa, já tiveram início. Também enfatizou o trabalho que vem sendo feito para garantir a pavimentação da BR-158, em toda sua extensão, assim como a viabilização da BR-080.

 

Fonte: Política MT