MPE pede cassação de vereador por abuso religioso

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a condenação do ex-prefeito de Lucas do Rio Verde/MT, Flori Luiz Binotti (PSD), do vereador Marcos Paulista (PTB) e do pastor Kélio Rocha, da Igreja Quadrangular do município, por abuso de poder econômico, político e religioso. Caso o juízo da 21ª Zona Eleitoral da cidade acate o entendimento do órgão ministerial, o parlamentar pode até mesmo ser cassado do cargo.

De acordo com a ação, Marcos Manoel Barbosa, o Marcos Paulista, e o ex-prefeito do município, Flori Luiz Binotti, derrotado por Miguel Vaz (Cidadania) nas últimas eleições, teriam realizado uma “livemício” em comemoração ao aniversário de 32 anos de Lucas do Rio Verde/MT, com transmissão ao vivo no Facebook da Prefeitura, promovendo promoção pessoal e propaganda eleitoral extemporânea. Marcos Paulista também é acusado de ter descumprido um acordo firmado entre partidos e coligações e realizado uma carreata, em 25 de outubro de 2020.

O entendimento era de que só seria permitida uma única manifestação nesta modalidade, e apenas para candidaturas majoritárias, sendo vedado este tipo de ato para candidaturas proporcionais. O MPE também apontou que Kélio Rocha, na qualidade de Pastor da Igreja Quadrangular, utilizou-se da estrutura da instituição e de suas redes sociais para promover campanha eleitoral em favor da candidatura de Marcos Paulista.

O parlamentar acabou eleito, sendo o sexto vereador mais votado de Lucas do Rio Verde/MT, com 873 votos. “Ante o exposto, o Ministério Público Estadual manifesta pela procedência da presente ação de investigação judicial eleitoral, produzindo os efeitos previstos no art. 22, XIV, da Lei Complementar nº 64/1990, sentenciando em desfavor do sr. Flori e Marcos pelo abuso do poder político e econômico em benefício de ambos candidatos, bem como sentenciando em desfavor do sr. Kelio por abuso de poder religioso”, diz o pedido, assinado pelo promotor de Justiça Eleitoral, Daniel Carvalho Mariano.

 

 

Por; Folhamax