“Não é através de ameaças que conseguirão um pedaço de terra”

Mendes falou sobre a reintegração de posse de uma área de 50 hectares invadida em Cuiabá

Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes, que falou sobre a reintegração na Jovem Pan

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O governador Mauro Mendes (União) afirmou ao programa Morning Show, da Jovem Pan, nesta quinta-feira (14), que manterá uma política de  “tolerância zero” em relação a invasões de terra no Estado.

 

“Temos que acabar com a ideia de que as pessoas podem simplesmente invadir terras no Brasil… Não é através de tumultos, ameaças e intimidações que alguém conseguirá obter um pedaço de terra”, disse.

 

Ele comentou a reintegração de posse da área de 50 hectares no Contorno Leste, em Cuiabá

 

“Esta semana, cumprimos uma ordem judicial para desocupar uma área extensa na Capital, que havia sido invadida. Agimos e executamos porque é uma determinação judicial”, disse.

 

Ele enfatizou que a execução da desintrusão foi realizada em conformidade com a ordem judicial.

 

O governador indicou que o Estado poderá buscar alternativas para realocar as famílias retiradas da área, conhecida como Brasil 21, desde que as pessoas estejam dispostas a trabalhar produtivamente.

 

“A Reforma Agrária teve sua importância e é possível realocar quem queira realmente quer trabalhar, e não especular terras”, disse.

 

“Essa tolerância zero é uma demonstração de que a gente tem que ser mais duro e não deixar frouxo o crime acontecer seja em que área for”, finalizou.

 

Decisão

 

A área é de propriedade da empresa Ávida Construtora, e a reintegração foi determinada pela juíza Adriana Sant’Anna Coningham, da Segunda Vara Cível de Direito Agrário.

 

O coronel da Polícia Militar Wankley Rodriguessável pela operação, disse que 60% da área, onde moravam aproximadamente 300 pessoas, foi desocupada totalmente na quarta-feira (12).