O que já se sabe sobre o avião com brasileiros que desapareceu na Argentina

Continuam nesta quinta-feira (7) as buscas marítimas e terrestres pelo avião com três tripulantes brasileiros que desapareceu durante um trajeto do aeroporto de El Calafate para Trelew, na Argentina, na quarta (6).

De acordo com a Empresa Argentina de Navegação Aérea (EANA), o clima na região nesta quinta ainda não está favorável para resgate e busca aéreas.

“As buscas marítimas e terrestres da aeronave de matrícula PP-ZRT continuam, com a mobilização da Prefeitura Naval Argentina e a Defesa Civil de Chubut (província argentina). O SAAB SF-340 (avião) da Força Aérea confirmou durante um voo de reconhecimento que o clima atual é desfavorável para a busca”.

O que se sabe até agora

 

A aeronave de pequeno porte, sem autorização para táxi aéreo, pertence a Antônio Carlos de Castro Ramos, empresário de Florianópolis (SC), dono da ACCR Construções.

Os outros dois passageiros que estavam a bordo eram os amigos de Antônio: Mário Pinho e Gian Carlo Nercolini, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Conforme apurado pela CNN, o filho de Antônio e o irmão dele foram para Argentina nesta quinta.

Segundo ACCR Construções, eles foram informados por autoridades do país de que a suspeita é que o avião tenha caído no mar. A CNN entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores e aguarda o posicionamento do Itamaraty.

Trajeto do avião

 

A aeronave saiu do aeroporto argentino de El Calafate, ao sul do país. O destino era Trelew, ao nordeste da Argentina.

Início das buscas

 

O Serviço de Busca e Salvamento (SAR) foi acionado após perder contato com a aeronave RV-10, prefixo PP-ZRT. O último contato do avião foi registrado no Centro de Controle da Área Comodoro Rivadavia (ACC).

De acordo com a Empresa Argentina de Navegação Aérea SE, após várias tentativas de comunicação, o ACC Comodoro Rivadavia comunicou o serviço de salvamento, ativando o protocolo de busca de aeronaves.

O Serviço de Busca e Salvamento entrou em contato com o Centro Argentino de Controle de Mísseis (ARMCC) que comunicou o acionamento da lanterna ELT da aeronave.

 

 

Por; CNN Brasil