“Objetivo é ter temporada estável, com mais gols e longe do Z-4”

O treinador do Cuiabá Ivo Vieira diz que seu objetivo na Série A do Brasileirão 2023 é ter um desempenho mais estável que nas temporadas passadas, em que o time penou para permanecer na primeira divisão.

Ele diz que pretente ter um ataque mais produtivo para que o Dourado some mais pontos na tabela e fique fora do Z-4, que é a zona de rebaixamento para a Série B.

O treinador português, que tem no Cuiabá sua primeira experiência no futebol brasileiro, recebeu a reportagem do MidiaNews na última quinta-feira para uma entrevista exclusiva. Na conversa ele ainda falou de Deyverson, sua relação com o vice-presidente Cristiano Dresch e a adaptação ao calor da Capital.

MidiaNews – Qual sua expectativa com o Brasileirão?

Ivo Vieira – Nosso objetivo principal é fazer uma temporada consistente, que possa ser longe do Z-4. Não é só um G-4, será um um G-16 com a ascensão de quatro equipes de renome junto das outras na Série A. São equipes muito competitivas, mas acreditamos naquilo que fazemos, estamos muito bem estruturados, sabemos o que foi nosso passado, mas temos muitas certezas e acreditamos muito naquilo que é nosso futuro.

Vamos tentar fazer o melhor dentro de campo com a formação do time que decidirmos colocar em cada jogo.

E eu acho que o elenco atual oferece solução suficiente para podemos fazer uma Série A com competência, com determinação e de uma forma estável.

Muitos olham para o Cuiabá e falam que será uma das equipes com mais dificuldades na competição. Vejo de uma forma natural, daquilo que é o histórico e a dimensão dos outros clubes e também porque o Cuiabá é um time jovem. É o terceiro ano que vamos disputar a Série A.

Mas o time está crescendo em termos de infraestrutura, em termos resultados, e quer crescer mais, se afirmar na Série A em patamares acima daquilo que tem acontecido nos últimos dois anos.

MidiaNews – Ao contrário do ano passado, em que contratou jogadores famosos, como Rodriguinho e Deyverson, neste ano a diretoria preferiu nomes sem tanta fama. Está satisfeito com o elenco que o Cuiabá entregou para o senhor?

Ivo Vieira – Nós fazemos as coisas aqui de uma forma discutida e construtiva diante das nossas opções e necessidades. Obviamente que eu pedi algumas coisas que o clube em termos financeiros não tinha capacidade para alcançar. Mas houve outras situações em que conseguimos fechar através da observação, da pesquisa, da avaliação dos atletas, das posições.

MidiaNews – Que setor o senhor acha que ainda precisa ser reforçado?

Ivo Vieira – Estamos satisfeito com a composição atual do elenco. Buscamos recentemente alguns jogadores nas pontas como vocês chamam. O meio-campo está muito bem preenchido. A linha defensiva, com a volta de alguns atletas que estavam lesionados, agora também tem solução de valia e suficientes. Jogamos o Campeonato Mato-grossense praticamente só com dois centrais. Após da lesão do Alan [Empereur], lançamos o jovem João [Maranini], que foi muito bem. As oportunidades servem para isso, para aqueles que são mais jovens ganharem espaço.

Mas nesse momento estrou satisfeito; é uma questão agora de competência e desempenho daquilo que é o nosso objetivo.

MidiaNews – Nas duas passagens do Cuiabá pela Série A técnicos ficaram pouco tempo no comando do clube. O Alberto Valentim foi demitido após a primeira rodada e o Pintado permaneceu apenas até a quinta. Isso lhe impõe algum tipo de pressão ainda maior para esse início de temporada?

Ivo Vieira – Eu acho que pressão vivem as pessoas que têm dificuldade pra viver, que estão no hospital, que não têm comida em casa. Isso é pressão. Eu olho isso como uma situação normal. Todos dependemos de resultados nos nossos trabalhos.

Agora, obviamente que o meu objetivo é fazer um bom campeonato, diferente daquilo que aconteceu no passado. E eu tenho muita convicção que as pessoas que lideram, as pessoas que estão aqui na minha volta desejam isso para mim e para o Cuiabá. E é por isso que vamos lutar.

MidiaNews – Treinadores que passaram pelo Cuiabá, como Alberto Valentim, demonstraram certo incômodo com o modelo de gestão do futebol empregado pelo vice-presidente Cristiano Dresch. Como tem sido sua relação com ele?

Ivo Vieira – Para mim, até o momento, ótima. Desde que cheguei aqui há três meses tivemos um relacionamento normal. Não vejo qualquer desvio daquilo que é padrão da relação entre vice-presidente e treinador. Nós discutimos sobre contratações, sobre o que pretendemos para a temporada e nada mais.

MidiaNews – Entre a temporada passada e essa, o atacante Deyverson havia demonstrado desejo de deixar o Cuiabá, mas ela acabou permanecendo. Sente que ele está motivado para o Brasileirão?

Ivo Vieira – Primeiro eu não tenho conhecimento dessa situação [desejo de deixar o Cuiabá]. Eu noto um atleta motivado para a Série A. Claro, não vou negligenciar os problemas do passado, mas as situações estão resolvidas. Nós temos que tentar potencializar os atletas e tirar o melhor deles. Estão todos motivados a brigar por uma vaga no 11.

Criaram algumas situações em relação à volta do Deyverson [lesionado na pré-temporada], mas neste momento ele está estável, com a cabeça boa, pronto para ajudar a equipe e é isso que nós queremos, é para isso que nós trabalhamos: tirar a melhor rentabilidade dele e de todos os atletas.

MidiaNews – O grande defeito do Cuiabá nas duas últimas temporadas foi a falta de efetividade do ataque. O senhor considera que vai conseguir fazer um time mais goleador em 2023?

Ivo Vieira – O objetivo é esse. A conquista de pontos se faz marcando gols. Obviamente que não sofrer [gol] também soma pontos, mas o nosso grande objetivo é fazer um campeonato mais estável, fazer mais e sofrer menos gols para somar mais pontos na tabela e ficar algumas posições mais acima do que nas temporadas passadas.

 

assessoria
“Nosso objetivo principal é fazer um campeonato mais estável do que nas temporadas passadas” FOTO: Assessoria

MidiaNews – Muito tem se falado que, com a subida de grandes times como Cruzeiro, Grêmio, Vasco e Bahia para a Série A em 2023, o Cuiabá tem grandes chances de cair. Como o senhor recebe esse tipo de comentário?

Ivo Vieira – Obviamente que com a chegada dessas equipes o campeonato fica mais forte. Não que no ano passado foi fraco, mas será um grande desafio.

Como eu disse, muitos comentam sobre a dificuldade do Cuiabá, mas ao mesmo tempo que tem para o Cuiabá, tem para outras equipes também e cada um com sua pressão.

Há algumas que estão predestinadas a serem campeãs, outras para conseguir a vaga para Libertadores. No futebol eu aceito e vejo de uma forma natural.

Nós temos que fazer o melhor para ganhar. Dependemos de resultados, jogando bem ou mal a equipe quer somar pontos. É isso que importa, que interessa.

MidiaNews –  A gente percebe muito otimismo em suas falas em relação ao Cuiabá no Brasileirão. É esse otimismo que o senhor espera dos jogadores nesta temporada?

Ivo Vieira – Eu acho que o fato de estar aqui me faz estar motivado para dar esperança, confiança porque, se não a tivesse, não faria sentindo estar aqui e liderar todo esse processo.

Falo de forma aberta, livre, espontânea e convicta acima de tudo porque acho que nós temos condições se formos qualificados, brigarmos pelo jogo, lutarmos por aquilo que acreditamos, confiarmos naquilo que vamos fazer, jogarmos em equipe. Se tivermos um grupo forte tudo se conquista.

MidiaNews – O Cuiabá foi a primeira equipe brasileira que o senhor treinou. Como foi deixar a Europa e vir direto para o interior do Brasil?

Ivo Vieira – É uma experiência vivenciada já durante três meses e estou achando extremamente agradável. Nós, treinadores, temos que fazer escolhas e eu escolhi estar aqui, trilhei um caminho, tenho que me adaptar, tenho que lutar por aquilo eu acredito e fazer o melhor pela instituição que represento.

MidiaNews – Já se sente adaptado à cidade?

Ivo Vieira – Para mim a adaptação foi muito fácil porque falamos a mesma língua, somos um povo irmão. É obvio o calor que se faz aqui em Cuiabá influência muito, mas tudo na vida se adapta.

MidiaNews – Qual o recado o senhor daria para o torcedor do Cuiabá agora no início do campeonato?

Ivo Vieira – Para acreditarem, porque os atletas e a comissão técnica farão de tudo para honrar a camisa do Dourado. Se estivermos todos juntos, seremos mais fortes e conseguiremos resultados mais positivos.

MidiaNews – O público no campeonato mato-grossense foi bastante tímido. Isso é algo que te incomoda? Como conquistar mais torcedores para vir torcer pelo Cuiabá?

Ivo Vieira – Não me incomoda, mas claro que é bem mais motivador jogar em um estádio com mais torcedores.

A conquista de mais torcedores é uma tarefa que cabe à direção. O Cuiabá é um clube jovem e, provavelmente, com os movimentos que estão sendo realizados a nível social nas escolas e em outros lugares, daqui a dez anos isso irá refletir em quantidade de pessoas que o Cuiabá pode levar ao estádio.

 

POR Mídia News / THAIZA ASSUNÇÃO/ Foto: Assessoria