Operação da Polícia Federal mira facção criminosa que patrocinava campanhas políticas em Mato Grosso

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (23) a operação “Segundo Caminho”, com objetivo de apurar a participação de componentes de uma organização criminosa que patrocinou a candidatura de um dos alvos ao cargo de vereador na eleição de Barra do Garças/MT ocorrida em no ano de 2020.

A operação “Segundo Caminho” é um desdobramento da operação “Captura de Estado” deflagrada pela Polícia Federal de Barra do Garças, em 2020, que apurou a atuação de vários indivíduos que cometiam vários crimes para financiar uma facção criminosa atuante na região do Vale do Araguaia em razão de suas atividades ilícitas, delitos conexos previstos na Lei de Lavagem de Capitais, na Lei de Drogas e no Código Penal.

Nove mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, foram expedidos pela Justiça Comum Estadual de Cuiabá/MT e que foram cumpridos nas cidades de Rondonópolis/MT, Cuiabá/MT,  Várzea Grande/MT  e Barra do Garças/MT.

As condutas praticadas encontram tipificação no artigo 1, caput, da Lei 9.613/1998 (lavagem de capitais) no artigo 2, caput, da Lei  12.850/2013 (organizações criminosas), bem como no artigo 171, do Código Penal (Estelionato mediante fraude eletrônica). Quando somadas, as penas máximas de tais delitos superam 20 anos de reclusão.

Devido a investigação envolver uma facção criminosa, a Polícia Federal utiliza também, três cães farejadores durante as buscas. O nome da operação é referente a declaração de um dos alvos que afirmou que no mundo do crime existem três caminhos: a igreja, a prisão ou a morte.

 

Por;  O Documento