Operação mira em Sandro Louco e em ‘novos líderes’ do Comando Vermelho; veja nomes, Guarantã do Norte na lista

Operação Impacto, deflagrada pela Delegacia Especializada de Repressão ao Tráfico (DRE) nesta terça-feira (7) em 22 cidades de Mato Grosso, resultou na prisão de 24 pessoas que compõem até o 4º escalão do Comando Vermelho. O objetivo dessa vez foi ‘atacar a rede de distribuição de drogas’. Entre os alvos estão os fundadores da facção no estado, entre eles Sandro da Silva Rabelo, o ‘Sandro Louco’ e Jonas Souza Gonçalves Júnior, o ‘Batman’, atualmente presos na Penitenciária Central do Estado (PCE). Veja a lista completa no final da matéria.

 

Em entrevista ao GD, a delegada titular da DRE, Juliana Chiquito Palhares ressaltou que a operação conseguiu atingir desde o primeiro escalão da facção até o quarto. “Ou seja, foram identificados os líderes, os vínculos deles com o segundo e terceiro escalão dentro da organização, até chegar à quarta camada, que são os traficantes que vendem as drogas nas bocas de fumo”, conta.

 

Até o final da manhã, a delegada confirmou a prisão de 24 pessoas durante o cumprimento dos mandados, sendo que 11 delas já estão presas na PCE. Além disso, são 79 mandados de busca e apreensão. A operação contou uma metodologia já desejada pela DRE, que é um entrelace entre a unidade da Capital com as delegacias do interior, que agiram de forma conjunta e simultânea.

Delegada ressalta ainda que, por maior que seja o emprenho e o zelo do Estado em manter os criminosos dentro dos presídios, a facção encontra uma forma de continuar atuando. “O ócio é o motivador das ideias, há sempre uma visita, uma forma, um vínculo. Então, estamos sempre monitorando essas relações, seja das operações passadas, de agora, para dar uma resposta”.

 

Em 39 dias de 2022, essa é segunda operação da Polícia Civil com foco em desarticular organizações criminosas. Na Impacto, Palhares conta que dessa vez o trabalho é “resposta de uma investigação que começou em 2019, que vem desde a identificação de velhos atores e com novos atores, que são substituídos facilmente dentro da facção”.

 

As ordens judiciais, expedidas pela 7º Vara Criminal de Capital, são cumpridas nas cidades de: Cuiabá, Várzea Grande, Colíder, Sinop, Alta Floresta, Nova Monte Verde, Peixoto de Azevedo, Planalto da Serra, Campo Verde, Primavera do Leste, Guarantã do Norte, Itaúba, Sorriso, Matupá, Terra Nova do Norte, Paranaíta, Campo Novo dos Parecis, Vera, Cláudia, Nova Santa Helena, Cáceres e Rondonópolis.

Na operação passada, denominada de Operação Mandatário – deflagrada em 18 de janeiro pela força-tarefa da Segurança Pública – foram 51 mandados para desarticular o ‘financeiro’ do comando. Um dos alvos da operação foi Jonas Souza Gonçalves Júnior, o Batman. O núcleo realizava a coleta do dinheiro arrecadado nos crimes e fazia a distribuição dos valores.

 

Veja quem são os alvos:

 

1.    Adenilson Nascimento (Red Bull);

2.    Alan Gustavo Fretas Fagundes (Bebê);

3.    Debora Varela de Jesus;

4.    Diego Rodrigues dos Santos (Tangarazinho);

5.    Eberson Fortunato Rafael (Bingo);

6.    Edvaldo Ricardo de Souza Almeida (Rick);

7.    Fabio Aparecido Marques do Nascimento (Lacoste);

8.    Filipe Antonio Bruschi (Boneco);

9.    Geander da Veiga (Geandro);

10.  Gilson Mariano Dantas (Chorão);

11.  Jeferson Andrade Viana (Soberano);

12.  Jonas Souza Gonçalves Júnior (Batman);

13.  Juliano de Souza Oliveira (Gordão);

14.  Lauro Alves Machado;

15.  Maikon Jonatas Amaral Costa (Zé Pequeno);

16.  Miullen Ribeiro Pires (Luna);

17.  Nayara Dorneles;

18.  Pedro Cezar de Jesus (Azulão);

19.  Renildo Silva Rios (Chapa);

20.  Sandro da Silva Rabelo (Sandro Louco);

21.  Sérgio Borges de Oliveira (Lacostinha);

22.  Silvana Pereira Nascimento (Estrela);

23.  Vithor Hugo Dragoni Duarte (Dragoni);

24.  Wambastther Ollion Bispo Moreira;

 

Por; Gazeta Digital