Pecuarista comenta passagem pela AL e se empolga com possível retorno

Pecuarista e empresário do ramo de construção civil de Barra do Garças (511 km de Cuiabá), Chico Guarnieri (PTB) assumiu temporariamente a vaga de deputado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Com postura conservadora, o parlamentar é o primeiro suplente de Cláudio Ferreira (PTB), que saiu de licença.

Em entrevista ao , o parlamentar comentou sobre suas prioridades no parlamento e também demonstrou empolgação com a possibilidade de retornar definitivamente à AL, caso o titular da cadeira seja eleito prefeito de Rondonópolis.

GD: O senhor assumiu a cadeira temporariamente na Assembleia, qual a marca que o deputado Francisco Guarnieri pretende deixar no Legislativo?
Deputado: Assumi por 30 dias e posso dizer que me esforcei todos os dias para não perder nem um minuto de trabalho. Foram 11 projetos de lei, 11 requerimentos, quase uma centena de ofícios, 6 emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias, sendo que 4 foram aprovadas, portanto, foi um período de muito trabalho. Meu objetivo é deixar uma marca de compromisso. De um compromisso inabalável com os interesses e necessidades de todos os mato-grossenses, em especial dos que precisam mais.

Eu sou um defensor incansável das questões que impactam positivamente a vida das pessoas e isso significa trabalhar arduamente para promover políticas públicas que estimulem o desenvolvimento econômico, a educação de qualidade, o acesso à saúde e a proteção do meio ambiente.

Quais são os principais projetos e bandeiras que o senhor pretende levantar na ALMT?
Deputado: Apresentei o PL 1745/2023, que visa homenagear o deputado Renê Barbour, denominando a Escola Militar a ser implantada em Barra do Bugres, como “Escola Estadual Militar Deputado Renê Barbour”. É uma maneira de reconhecer a importância da educação de qualidade em nossa comunidade, lembrando uma figura importantíssima da vida política de Mato Grosso e em especial de Barra do Bugres, uma homenagem merecida. O PL 1746/2023 propõe a criação do Programa “Não Há Melhor Cura que a Prevenção” para fortalecer a Rede de Atenção Primária à Saúde. Este projeto foi uma sugestão dos servidores da saúde de Barra do Bugres. E eu acredito no projeto, acredito que investir em prevenção é fundamental para melhorar a saúde de nossa população.

A presentei o PL 1748/2023 que busca instituir o Programa Proteção da Democracia nas escolas públicas, visando proibir a apologia de regimes totalitários: Nazismo, Fascismo e Comunismo nas escolas. Queremos garantir que nossas escolas promovam valores democráticos. Estas são algumas das minhas iniciativas que estão tramitando na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), e que demonstram nosso comprometimento em trabalhar incansavelmente para melhorar a vida das pessoas.

Atualmente o parlamento enfrenta diversas polêmicas e pedidos de abertura de CPIs contra o governo. Por outro lado, é notório que há uma certa resistência contra qualquer tipo de investigação contra o Palácio Paiaguás. Qual a avaliação o senhor faz disso?

Deputado:  É fundamental para nossa democracia que haja espaço para a devida fiscalização e transparência, e isso inclui a avaliação de questões que envolvem o governo do estado. Eu entendo que as demandas por investigações, como as CPIs, são um reflexo da responsabilidade que o Parlamento possui de atuar como um órgão de controle e garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma adequada e em benefício da população. No entanto, também é importante considerar que a resistência a tais investigações pode ser motivada por diversos fatores, incluindo a fragilidade do que é trazido aos deputados.

O senhor é primeiro suplente do deputado Cláudio Ferreira, que deve deixar o PTB para disputar a prefeitura de Rondonópolis pelo Partido Liberal (PL). Também estuda uma mudança partidária, visando projetos políticos futuros?

Deputado: O Cláudio tem a anuência do PTB para mudar de partido. Nem precisaria, porque com a fusão o prazo é aberto automaticamente, mas de qualquer forma a anuência está dada. O Cláudio é um excelente nome para a prefeitura.

 

Inclusive, eu tenho certeza que qualquer município gostaria de ter um político como ele na condição de pré-candidato.
A minha participação nas eleições municipais vai ser ativa neste sentido. E aí, sim, em março de 2026 nós vamos decidir partido.

Um mandato de deputado estadual acaba te colocando numa espécie de vitrine para outros cargos como prefeito, deputado federal e senador.. O senhor pretende buscar outros espaços nas próximas eleições?

Deputado: Eu entendo que posso contribuir como deputado estadual. Você pode ver, as regiões que têm mais representantes estão avançando muito mais. Isso aí não é culpa do Governo não, isso é consequência da representatividade mesmo.
Então, nós temos esse perfil de ajudar o município, ajudar os municípios da região de Barra do Garças, e estamos muito confiantes nesse objetivo de voltar da Assembleia com a eleição do Cláudio Ferreira ano que vem, que é um homem de direita, que foi o deputado mais bem votado em Rondonópolis e que vai ser um grande prefeito.

Allan Mesquita

allan@gazetadigital

ALMT