Pediatra recusa atender crianças de 13 anos em UPA e bate boca com secretário

Uma confusão entre um médico pediatra e o secretário de Saúde de Várzea Grande/MT, Gonçalo Barros, foi registrada nesse final de semana, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Ipase. A discussão entre os servidores públicos aconteceu após o especialista se recusar a atender adolescentes de 13 anos, que estavam passando mal e aguardando na recepção da unidade.

Ao REPÓRTER MT , o secretário contou que chegou na unidade de saúde por volta das 22h, como de costume. Por conta do surto da gripe da influenza A, diversas pessoas aguardavam atendimento médico.

Entre essas pessoas, estavam alguns adolescentes de 13 anos e na UPA havia um médico pediatra que estava sem nenhum paciente naquele momento. Com isso, Gonçalo contou que questionou o especialista se não poderia fazer o atendimento de um dos menores, mas o médico negou.

 

“Quando eu cheguei era 22 horas e tinha alguns pacientes de 13 ou 14 anos esperando atendimento. Eu fui falar com o pediatra e ele me disse que até 12 anos é criança e ‘daí pra cima eu não atendo’. Eu disse para ele que estamos em um momento difícil e tal, mas eu disse ‘ok, é um direito seu’ e fui para a sala das enfermeiras, onde são feitas as medicações”, contou.

No entanto, a discussão teve novo episódio em seguida, conforme relatou o secretário. “Depois disso, ele entendeu que eu ordenei que ele atendesse todas as crianças que estavam lá. Daí ele veio tomar satisfações comigo e acabamos discutindo e ambos colocaram coisas que achavam. Não estava ali para perturbar e nem atrapalhar nada, muito pelo contrário, é para que as coisas realmente andem”.

Gonçalo acrescentou que os dois não chegaram a entrar em vias de fato, que foi somente uma discussão verbal e que tudo já foi esclarecido. Além disso, pontuou que a Secretaria de Saúde da cidade deverá abrir um procedimento administrativo para apurar a conduta de ambos os servidores.

“Essa UPA está atendendo, em média, 1.500 pessoas por dia e isso gera um cansaço e estresse. Fica o meu respeito a todos os profissionais da saúde, pelo esforço e trabalho em todo esse período. Mas tudo que podemos fazer em prol da sociedade, temos que fazer. Enquanto tivermos força, trabalharemos pela humanização da saúde de Várzea Grande. Nós temos as comissões, foi uma discussão entre dois servidores públicos e nem ele e nem eu podemos passar por cima do interesse da coletividade. Então, a secretaria vai sim analisar. E peço desculpas a toda a população”.

 

Por; Repórter MT