Pesquisadores criam vacina mais duradoura contra cólera

Cientistas da Universidade Estadual do Michigan e Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova vacina contra o cólera que produziu anticorpos mais duradouros em camundongos.

A equipe responsável pela nova vacina afirmou que há entre 2 e 3 milhões de casos de cólera todos os anos, levando a milhares de mortes. Os pesquisadores dizem que as estratégias de combate à doença são transformadoras, mas explicaram que as vacinas existentes possuem um menor nível de duração e proteção em crianças pequenas.

“Há a necessidade de desenvolver novas vacinas contra o cólera que possam fornecer imunidade de alto nível e longo prazo”, concluíram.

Vacina contra Cólera

 

O cólera é uma doença bacteriana, normalmente transmitida pela água. Pacientes com a doença tendem a sofrer com diarreia grave e desidratação. Se a doença não for tratada imediatamente, o paciente infectado pode vir a óbito.

De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão do cólera ocorre por via fecal-oral, ou seja, pela ingestão de água ou alimentos contaminados, ou pela contaminação pessoa a pessoa. Os alimentos, de forma geral, podem ser contaminados durante a cadeia produtiva e durante sua manipulação. Além disso, como o agente causador do cólera faz parte do ambiente aquático, pode se associar a mariscos (crustáceos e moluscos), peixes e algas, entre outros, possibilitando a transmissão do cólera se esses alimentos forem consumidos crus ou mal cozidos.

 

Por; Olhar Digital