Polícia Federal desarticula exploração ilegal de ouro em garimpos de Mato Grosso e bloqueia R$ 9,6 mi

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta terça-feira (14), um mandados de prisão e 10 mandados de busca e apreensão para desarticular organização criminosa formada por pessoas e grupo de empresas envolvidas na compra de ouro oriundos de garimpos ilegais.

As investigações iniciaram-se a partir da prisão em flagrante delito de uma pessoa que realizava o transporte de 1.690 gramas de ouro, sem nota fiscal ou qualquer documento legal que comprove a origem lícita do bem que originalmente pertencente à União.

O ouro apreendido tinha como origem a cidade de Pontes e Lacerda (MT) e como destino Cuiabá. As investigações apuraram que o ouro é extraído de garimpos clandestinos das terras indígenas existentes na região de Vila Bela da Santíssima Trindade(MT), Pontes e Lacerda (MT) e Nova Lacerda(MT).

Além disso, foram identificados os principais integrantes da organização criminosa, que de fato financiam a exploração ilegal do meio ambiente.

Foram expedidos um mandado de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão a serem realizados nas cidades de Pontes e Lacerda, Cuiabá, Várzea Grande, São José do Rio Preto (SP) e Catanduvas (SP).

Além disso, foi determinado pela Justiça Federal a ordem de bloqueio de todos os veículos em nome dos investigados, bem como o bloqueio de valores em até R$ 9.613.265,42.

As investigações terão continuidade para identificar novos envolvidos e descapitalizar toda essa organização criminosa que, ao comprar e vender ouro de origem ilegal, financia diretamente a degradação do meio ambiente, poluem os rios da região e gera, consequentemente, um enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro.

O nome da operação Via Áurea faz referência ao fato da prisão em flagrante ter ocorrida na rodovia.

 

Por; O Documento