Produtores de Mato Grosso visitam empresas que fazem exportação de grãos em Santos
Produtores conheceram três empresas que fazem exportação de grãos em Santos (SP) durante o segundo dia da Academia de Liderança, promovida pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). As empresas visitadas foram a Caramuru, Terminal de Exportação de Santos (TES) e Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam).
Os terminais do Porto de Santos são responsáveis por escoar cerca de 28 milhões de toneladas de soja e milho de MT, o que corresponde a cerca de 30% da produção de grãos do estado. Já no primeiro dia do 4º módulo da Academia, os produtores tiveram a oportunidade de conhecer diversos terminais portuários, agregando conhecimento sobre a logística brasileira.
O gerente de Logística e Comercial da TES, Carlos Couto, foi quem recebeu os associados da Aprosoja-MT, quando tirou dúvidas sobre o escoamento de grãos. Carlos reconheceu o ‘peso’ da produção agrícola de Mato Grosso na movimentação de grãos em Santos e disse que é importante a visita dos agricultores, para que possam compreender o setor como um todo.
“Acredito que, com os produtores conhecendo todo o sistema de ponta a ponta, eles conseguem ganhar mais valor e discutir com mais propriedade os assuntos pertinentes ao agronegócio. A contribuição de vocês para o agronegócio e com o terminal, que é o Porto de Santos, agrega um valor muito grande para alimentar o mundo”, disse Carlos.
Já o 2° diretor-administrativo da Aprosoja-MT, Zilto Donadello, que também é vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), destacou que a estrutura impressionou os produtores. Para Donadello, o conhecimento agregado na Academia de Liderança permite que os produtores sejam mais assertivos na hora de cobrar suas demandas.
“A importância de o produtor conhecer o porto de embarque, é conhecer a logística em si. Nós produzimos e somos muito bons ‘da porteira para dentro’, mas é importante também conhecer os terminais de embarque e os portos, a eficiência e a importância que tem o embarque de soja, milho, enfim, tudo que se produz no país”, enfatiza Zilto Donadello.
ACADEMIA DE LIDERANÇA
A Academia de Liderança está na reta final, com o 4° módulo sendo realizado no Estado de São Paulo, em Santos e na capital paulista. O primeiro e segundo dia do 4º módulo foram focados na logística, com a visita à Associação Comercial de Santos (ACS), ao Museu do Café, visita aos terminais portuários e ao Museu do Porto de Santos, além de visita às trades nesta terça.
Já nesta quarta-feira (2), a programação será voltada ao sistema financeiro brasileiro, para que os produtores agreguem um amplo conhecimento sobre a economia, onde o agronegócio está inserido. Nesta quarta, a visita será feita ao banco BTG Pactual e também à sede da Bolsa de Valores Brasileira, a B3. Já na noite de quarta, será realizado um jantar de encerramento.
Fonte: Felipe Leonel

Assessoria de Comunicação