Queda na direção do consorcio intermunicipal de Saúde

O Consórcio intermunicipal de saúde do vale do Peixoto enfrentou nos últimos dias algumas denúncias de desvios de recursos públicos e depois de algumas tentativas de explicação e auditoria realizada pela secretaria de Estado de Saúde, a justiça determinou o afastamento do Presidente, Prefeito de Terra nova, Pascoal Alberton, (MDB) e do Secretário Executivo Sr. Rafael Souza Barros.

Eles não poderão tomar qualquer decisão junto ao consórcio até que a justiça tome uma decisão de quem deve administrar a instituição que representa os Municípios que fazem parte do mesmo, Peixoto de Azevedo, Matupá, Novo Mundo e Terra Nova do Norte.

No começo desse ano foi denunciado junto ao Ministério Público e a Secretaria de Estado de Saúde, que a direção do consórcio estaria fazendo uso de recursos para pagamento de particulares e com abastecimento de veículos não oficias. Depois dessas investigações foi que a justiça entendeu que seria necessário esse afastamento.

Durante o decorrer das investigações, um parlamentar legado ao governo chegou a falar em emissoras de rádio que não havia nada de errado com a gestão do consórcio e agora veio à tona a má gestão que estava sendo oferecida pela diretoria da entidade que deveria gerenciar os recursos e ações que são realizadas no Hospital Regional de Peixoto.

O Deputado Valter Miotto, chegou a levar a tribuna da Assembleia, essas denúncias de má uso do recurso público e também realizou audiência com o Secretário de estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, para tratar do assunto. Na época a preocupação do Deputado era de que a Secretaria não tomasse qualquer atitude que prejudicasse o funcionamento do hospital, mas que levasse a frente as investigações para descobrir a veracidade dos fatos e elas apareceram. Conforme a Justiça, há fortes indícios de uso indevido do recurso que deveria custear o tratamento de pacientes e manter o consorcio em atividade para todos os municípios que fazem parte. Segundo o Deputado Valtinho, essa garantia já foi dada por parte do Secretário, Gilberto Figueiredo, que determinou lá atrás essa auditoria que pode inclusive trazer novos fatos ao conhecimento de todos. Uma nota oficial deve ser publicada pela secretaria nas próximas horas, anunciando as medidas a serem tomadas pelo governo que é o grande repassador de recurso e parcerias.

Fonte: Depto Jornalismo Rádio Cidade/Radio Vale FM – Peixoto de Azevedo