Residentes de Medicina pedem demissão coletiva na Unicamp; entenda

Uma turma inteira do programa de residência médica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pediu demissão conjunta por meio de uma carta.

Residência médica é uma atividade profissional remunerada que o profissional realiza após concluir a graduação para ter uma especialidade.

A turma em questão é do primeiro ano de residência em ortopedia e traumatologia, oferecido pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

“Humanamente impossível”

 

O caso tem grande repercussão nas redes sociais desde a noite de terça-feira (10/5). A motivação da demissão coletiva seria a insatisfação com a alta carga horária, número de plantões e a quantidade reduzida de residentes.

Isso faria com que o trabalho se tornasse “humanamente impossível de ser realizado”, segundo texto da carta que circula nas redes. Na internet, muitos médicos apoiaram a decisão e relataram situações de exploração no momento da residência.

Reunião interna

 

A FCM, que faz parte da Unicamp, ainda não se posicionou sobre o assunto, mas a reportagem apurou que diretores do Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp e da faculdade estão reunidos para analisar as demandas dos estudantes.

Os gestores também conversaram com os residentes para saber o que está acontecendo de fato. Até a tarde dessa quarta-feira (11/5), data em que a turma disse que vai se desligar, todos os vínculos desses residentes estavam mantidos.

Metrópoles aguarda um posicionamento oficial da FCM (Unicamp). A reportagem também tentou contato com residentes de ortopedia, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

 

Por; Metrópoles