Salmonela é detectada na empresa belga Callebaut, maior fábrica de chocolate do mundo

A bactéria Salmonela foi descoberta na maior fábrica de chocolate do mundo, administrada pela gigante suíça Barry Callebaut na cidade belga de Wieze, informou a empresa nesta quinta-feira (30). Um porta-voz da empresa informou que a produção foi interrompida na fábrica, que produz chocolate líquido em lotes no atacado para 73 clientes que fabricam doces. As informações são da CBS News.

“Todos os produtos fabricados desde o teste foram bloqueados. A Barry Callebaut está entrando em contato com todos os clientes que podem ter recebido produtos contaminados. A produção de chocolate em Wieze continua suspensa até novo aviso”m disse o porta-voz Korneel Warlop.

A maioria dos produtos descobertos contaminados ainda está no local. Mas a empresa entrou em contato com todos os seus clientes e pediu que não enviassem nenhum produto feito com chocolate feito desde 25 de junho nesta fábrica da Wieze, que fica em Flandres, região Noroeste de Bruxelas.

Investigação

 

A agência belga de segurança alimentar AFSCA foi informada e um porta-voz explicou que abriu uma investigação. A fábrica de Wieze não produz chocolates para serem vendidos diretamente aos consumidores e a empresa diz não ter motivos para acreditar que qualquer produto contaminado feito por clientes tenha chegado às prateleiras das lojas.

O susto ocorre algumas semanas após um caso de chocolates contaminados com salmonela na fábrica da Ferrero em Arlon, no Sul da Bélgica, que fabrica chocolates Kinder.

As autoridades de saúde belgas anunciaram em 17 de junho que deram luz verde para reiniciar a fábrica da gigante italiana por um período de teste de três meses.

 

O grupo suíço Barry Callebaut fornece produtos de cacau e chocolate para muitas empresas da indústria alimentícia, incluindo gigantes da indústria como Hershey, Mondelez, Nestlé ou Unilever.

Número um mundial no setor, suas vendas anuais totalizaram 2,2 milhões de toneladas durante o ano fiscal 2020-2021. No último exercício financeiro, o grupo, com sede em Zurique, gerou um lucro líquido de 384,5 milhões de francos suíços (US$ 402 milhões). O grupo emprega mais de 13 mil pessoas, tem mais de 60 locais de produção em todo o mundo.

 

 

Por; BHAZ