“Se Saúde piorar, intervenção deve ser retomada”, diz Janaina

JLSiqueira/ ALMT

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) considera que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) não nomeou um secretário de saúde por “birra”

ENZO TRES
DA REDAÇÃO

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou que a intervenção estadual sobre a Saúde de Cuiabá deve ser retomada caso a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) prejudique o funcionamento da Pasta em 2024.

 

O gabinete de intervenção devolveu a gestão da Secretaria à Prefeitura de Cuiabá em janeiro deste ano, após determinação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT).

 

Janaina, no entanto, considera que a maior dificuldade será fazer com que Emanuel mantenha as melhorias feitas pela intervenção.

 

“Se houver piora da Saúde [durante a gestão de Emanuel], a intervenção deve acontecer novamente. Se eu fosse o prefeito, me aliaria ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público. Tentaria me blindar de todas as formas”, alertou.

 

“Minha preocupação é o comportamento de Emanuel. Parece que, quanto pior, melhor. A população de Cuiabá vai ficando ao ‘Deus dará’. Não queremos que [a Saúde] volte a ser como antes, com corrupção desenfreada. Queremos que ele dê continuidade ao trabalho feito na intervenção”, explicou.

 

A intervenção na Saúde de Cuiabá começou em março do ano passado e prosseguiu até o dia 31 de dezembro.

 

Para não haver a prorrogação, a Prefeitura de Cuiabá assinou um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Estadual.

 

O documento elenca uma série de medidas que deverão ser tomadas pela Prefeitura para que não haja nova intervenção.