Servidor de carreira de MT é preso em Brasília acusado de desviar recursos do DNIT

O ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) José da Silva Tiago, servidor de carreira de Mato Grosso, foi preso neta segunda-feira (14) em Brasília, alvo de uma operação da Polícia Federal que temporária na sede da PF da capital federal.

José da Silva Tiago ingressou em 1974 no antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), atual Dnit, onde exerceu diversos cargos no Estado de Mato Grosso. Entre 1987 e 1989, foi diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Mato Grosso e, em 2003, passou a atuar em Brasília, na sede do Dnit. De 2009 até agora, ocupava o cargo de superintendente regional do Dnit no Paraná.

Em 2018, foi nomeado pelo governo Temer como diretor-geral do Dnit, autarquia federal vinculada ao Ministério dos Transportes. Engenheiro civil, teve sua indicação para o cargo aprovada semana passada pelo Senado Federal.

Segundo informações divulgadas por reportagem do R7, o servidor montou um grupo com outros cinco servidores, e todos desviavam recursos de obras paradas no Paraná. O Tribunal de Contas da União encontrou, por exemplo, maquiagens nos custos de obras em rodovias.

O prejuízo, ainda de acordo com a matéria, chega a R$ 9 milhões. Uma das obras seria a duplicação da BR-163 no Paraná, que devia ter sido entregue em 2017, mas até hoje está parada e sem previsão de retomada. Além de José Tiago, cinco funcionários do DNIT foram afastados.

 

Por; Olhar Direto