Sorriso: das 120 pessoas agendadas para fazer cirurgias de Pterígio, 24 faltaram sem avisar

Somente neste ano de 2022, cinco meses, a Prefeitura de Sorriso/MT realizou 850 procedimentos cirúrgicos das mais diversas especialidades com investimentos de mais de um milhão e duzentos e cinquenta mil reais

No último fim de semana mais 120 sorrisenses estavam agendados para passar pelo Mutirão de Cirurgias de Olhos, e realizar a cirurgia de Pterígio, porém 24 pessoas não compareceram.  Os procedimentos custeados com recurso da Prefeitura de Sorriso/MT e do Governo do Estado, por meio do Programa MT Mais Cirurgias, foram realizados no sábado (14) e domingo (15) no Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME).

“Tivemos a alegria de devolver a visão e a qualidade de vida para mais pessoas, porem  infelizmente vários pacientes que fizeram os exames pré-cirúrgico e confirmaram ir fazer o procedimento de pterígio faltaram, e não avisaram, tirando assim a vaga de alguém que aguarda na fila”, pontuou o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

Ainda segundo o secretário, as pessoas que aguardam para fazer as cirurgias de olhos e ainda não foram chamadas devem procurar a sua Unidade de Saúde e fazer a atualização do Cadastro do Cartão SUS, “com o Cartão SUS desatualizado a equipe de regulação não consegue contato com o paciente e por isso acaba por não ser chamado para realizar o procedimento. Estamos tendo dificuldade em entrar em contato com essas pessoas. Isso vale para todo e qualquer procedimento na Rede Pública de Saúde em Sorriso”, ressaltou Marchioro.

Os mutirões de cirurgias de olhos tiveram início em 2017, com lançamento do Programa Mais Cirurgias, a partir do lançamento do programa Prefeitura de Sorriso começou a comprar, com recursos próprios, os serviços médicos por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Teles Pires e realizar procedimentos no AME e também em clinicas e hospitais particulares que se credenciam no SUS para oferecer os serviços.

Somente neste ano de 2022, cinco meses, a Prefeitura de Sorriso realizou 850 procedimentos cirúrgicos das mais diversas especialidades com investimentos de mais de um milhão e duzentos e cinquenta mil reais.

“Temos no planejamento de 2022, um orçamento de cerca de R$7.000.000,00 disponíveis para investir em cirurgias para este ano de 2022. O objetivo é que nós possamos chegar bem próximo de zerar as filas de cirurgias de baixa complexidade em Sorriso, para isso vamos depender que as clínicas particulares e hospitais se credenciem para fornecer esses serviços. As cirurgias põem fim a dor e o sofrimento das pessoas e melhoram a qualidade vida, e isso para nós é muito importante”, disso o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

 

Por; Notícias MT