Suspeitos de aplicar golpes usando caixas eletrônicos são presos em flagrante

Policiais civis da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) prenderam no sábado (11.06), em Cuiabá/MT, dois homens que vinham cometendo golpes em vários estados do País. Os suspeitos de 24 e 25 anos foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado tentado e associação criminosa, sem prejuízo da investigação dos outros crimes praticados.

No sábado (11), a GCCO foi comunicada pelo Setor de Segurança e Prevenção a Fraudes do Banco do Brasil sobre um grupo que estaria agindo em Cuiabá, aplicando golpes em usuários dos caixas eletrônicos.

Conforme a informação, o golpe consiste em instalar um dispositivo no caixa eletrônico e o usuário não consegue retirar o cartão da máquina. Neste momento, os golpistas agem, orientando o usuário a ligar em um número 0800 (adesivo falso instalado por eles no caixa eletrônico).

Então, a suposta atendente (articulada com os suspeitos) solicita a senha do correntista e demais informações como CPF, data de nascimento. A vítima acaba fornecendo, assim concretizando a fraude. Logo que a vítima deixa a agência, os golpistas recuperam o cartão e realizam saques bancários e compras.

O mesmo grupo criminoso aplicou um golpe semelhante, na última semana, em uma  agência do Banco do Brasil localizada no bairro Goiabeiras, em Cuiabá/MT.

Diante das informações, os policiais civis da GCCO passaram a apurar os fatos e durante diligências em uma agência do mesmo banco, situada na avenida Fernando Corrêa da Costa, abordaram os suspeitos, sendo que um deles tentou fugir.

Durante entrevista, um deles confessou a prática criminosa e revelou como escolhiam as vítimas e tinham preferência por pessoas idosas e com carros de luxo. Ambos também disseram que são da região nordeste do Brasil e viajam pelo país aplicando os golpes.

Ainda segundo o relato, na sexta-feira (10) os suspeitos aplicaram o golpe na cidade de Campo Grande (MS), e os lucros obtidos os autores adquirem aparelhos celulares, roupas e pagam despesas com hospedagem. Com eles foi apreendido o dispositivo que é instalado na máquina e o cartão da vítima do Banco do Brasil do bairro Goiabeiras.

Durante a confecção dos autos de prisão em flagrante, os policiais civis da GCCO identificaram mais duas vítimas dos golpes cometidos pelos suspeitos. Os dois foram interrogados e em seguida colocados à disposição da Justiça.

 

 

Por; Nortão Notícias