Uma cerveja por dia pode fazer bem para o intestino, afirma estudo

Um grupo de pesquisadores da Nova Universidade de Lisboa descobriu que tomar uma cerveja por dia pode aumentar as bactérias boas em seu intestino. O estudo, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, revelou que as cervejas não alcoólicas também têm o mesmo efeito.

Segundo a pesquisa, entre os analisados, aqueles que bebiam uma cerveja todas as noites tinham intestinos mais saudáveis. Na teoria, isso pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes tipo 2, por exemplo.

O estudo contou com 19 homens saudáveis, com idades entre 23 e 58 anos. Eles foram convidados a beber garrafas de 330 ml de cerveja Super Bock com o jantar todas as noites durante um mês. Metade das cervejas continham 5,2% de álcool, enquanto as outras não eram alcoólicas.

No final do experimento, não houve diferenças visíveis no peso, na massa gorda ou nos níveis de colesterol dos homens. A análise de amostras fecais mostrou que eles tinham uma variedade maior de bactérias no intestino. Ambos os grupos tiveram um aumento de 7%.

Para os pesquisadores, os resultados mostram que consumir uma garrafa de cerveja, independentemente do teor alcoólico, pode ser benéfico para a saúde intestinal dos homens. Apesar de usar a cerveja tipo lager para a análise, os cientistas esperam que todos os tipos de cerveja tenham o mesmo efeito.

 

Por; Isto É