Vídeo impressionante mostra feto de 10 semanas em gravidez ectópica

Um vídeo publicado no TikTok da ginecologista, obstetra e especialista em fertilidade Allison Rodgers tem chamado a atenção. Nas imagens raras, é possível ver com extrema nitidez um feto de dez semanas na barriga da mãe. Embora os olhos não estivessem desenvolvidos, outros órgãos já se formavam.

Infelizmente, porém, tratava-se de uma caso raro e que não poderia seguir a termo. Segundo Rodgers, o vídeo faz parte de um estudo publicado no American Journal of Obstetrics & Gynecology que revela o desenvolvimento do feto no que a médica chama de “canto” do útero, ou seja, fora da cavidade principal. Esse tipo de gestação é chamada de ectópica e traz graves riscos à mãe e ao bebê. Por isso, a gravidez precisou ser interrompida

Gravidez ectópica

Estima-se que por volta de 1% da população feminina seja atingida por esse problema, causado, principalmente, por anormalidades, infecções ou inflamações nas trompas de falópio, impedindo que o óvulo se instale na cavidade uterina. Todas as mulheres estão suscetíveis a ele, mas histórico de tabagismo, endometriose, clamídia e outras inflamações pélvicas tendem a aumentar o risco.

O diagnóstico, em geral, acontece por meio do ultrassom transvaginal e pode ser indicado pelas baixas dosagens do hormônio Beta HCG. Quanto mais cedo se descobre, melhor, já que a gravidez ectópica não pode ir adiante e precisa ser interrompida por tratamento medicamentoso, que promove a reabsorção do embrião pelo corpo (quando ele ainda tem menos de 4 cm e não apresenta batimentos cardíacos), ou por procedimento cirúrgico. Nesse segundo caso, é feita uma laparoscopia para remover o embrião e reparar a área danificada, tentando preservar a trompa afetada.

Ainda que essa tuba uterina não possa ser recuperada, é possível engravidar futuramente de forma natural. Porém, as chances de uma nova gravidez ectópica podem ser maiores do que na população geral. Por isso, é essencial o acompanhamento médico para realizar exames antes da próxima gestação.

Por; MSN