Janaina vê descaso da União e defende estadualização de parque

Portão do Inferno tem tido constantes deslizamentos de terras e pista precisou ser indeterminada sentido Chapada
JL Siqueira/ALMT
A deputada Janaina Riva, que falou sobre problemas da MT-251
DA REDAÇÃO
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou que o Governo Federal trata com “descaso” a preservação e reparos do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. A região do Portão do Inferno, na rodovia MT-251, tem sofrido com recorrente queda de bloco ameaçando a segurança dos motoristas.
Na terça-feira (26), a via teve que ser totalmente interditada por causa das chuvas. Hoje, o trânsito funciona no esquema pare e siga, em apenas uma pista.
“Tem um descaso muito grande por parte do Governo Federal. O fato é que não é prioridade para eles, por isso essa disputa com relação a estadualização. Penso que o governo federal já tem tanta coisa para administrar que acaba que o Parque de Chapada não é prioridade”, disse ao MidiaNews.
O parque nacional, onde está localizado o Portão do Inferno e outros pontos turísticos, é administrado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão federal.
Por meio de nota, o instituto afirmou que aguarda um projeto de intervenção do Governo do Estado e que a análise do documento será feita em “alta prioridade”. Isso porque, apesar de o parque ser estadual, a rodovia é de responsabilidade do Estado.
Para Janaina, a solução definitiva é a estadualização do parque.
“Seria muito mais fácil se estivesse na responsabilidade do Governo do Estado, que é quem nesse momento está fazendo todas as obras que precisam ser feitas para tentar conter esses desmoronamentos que estão acontecendo” disse.
Medidas emergenciais
O Governo de Mato Grosso, por meio da Sinfra (Secretaria de Infraestrutura), afirmou que vai instalar uma cortina de contenção no local para evitar acidentes.
Por meio de nota, a Sinfra ainda disse que uma empresa esta sendo contratada para fazer o projeto de engenharia para a construção de um túnel nas imediações.