Auditoria do SUS e departamento de imunização se unem para aprimorar logística de vacinação
ODepartamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DenaSUS) e o Departamento do Programa Nacional de Imunização (DPNI), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), reuniram-se para a elaboração de um protocolo voltado para a realização de auditorias focadas no processo logístico da Rede de Frio. A iniciativa está inserida em um dos objetos do plano anual de auditoria interna do DenaSUS para este ano, que tem como meta aprimorar a qualidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
O PNI é uma iniciativa que conta com a coordenação do Ministério da Saúde, em colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios, visando sistematizar as ações de imunização em todo o território brasileiro. Um dos pilares fundamentais do programa é a gestão da Rede de Frio, uma estrutura física essencial para viabilizar todo o processo logístico, conhecido como cadeia de frio. Essa cadeia desempenha um papel importante na garantia da qualidade dos imunobiológicos adquiridos e oferecidos à população, contribuindo para a redução, eliminação e erradicação de doenças por meio da vacinação.
“Estamos empenhados em fortalecer a qualidade do Programa Nacional de Imunizações por meio de uma abordagem mais aprofundada e oferecer ao programa um retrato fiel da política no território nacional”, afirmou o coordenador-geral de auditoria do DenaSUS, Jomilton Costa. “Essa parceria com o Departamento de Imunização é fundamental para garantir que o processo logístico da Rede de Frio seja avaliado de forma abrangente, assegurando a integridade das vacinas oferecidas à população brasileira. Este é o novo olhar da Gestão da Auditoria Interna do SUS”, complementou Costa.
O DenaSUS, por meio da Coordenação-Geral de Auditoria (CGAUD), vai concentrar seus esforços no segundo semestre de 2024 quanto à avaliação do processo logístico da cadeia de frio, que envolve um sistema de armazenamento, transporte e manuseio dos imunobiológicos em condições adequadas de temperatura. Para tal, está prevista a realização de auditorias ou visitas técnicas nos estados, municípios sede e no Distrito Federal, a iniciar em julho e seguirá até dezembro. As auditorias têm como objetivo garantir a segurança do processo de imunização em todo o país, contribuindo para fortalecer a segurança dos insumos armazenados nos frios e evitar desperdícios na imunização em todo o Brasil.
Instrumento de gestão
A Auditoria Interna do SUS está configurada como um instrumento de gestão para o fortalecimento do SUS. Através da alocação adequada de recursos, garantindo acesso universal e eficácia na atenção à saúde, contribuindo para a construção de uma sociedade mais saudável e equitativa.
Além das auditorias internas, o DenaSUS se propõe a fortalecer os componentes estaduais e municipais do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do SUS. Esta iniciativa visa unificar práticas de trabalho, aprimorar a organização e os normativos nos órgãos que compõem o SNA.
Tania Mello
Ministério da Saúde