Cirurgia de retirada de tumor no cérebro é realizada com paciente acordada no Paraná

Daiana Paulmann, de 30 anos, passou por um procedimento cirúrgico para retirada de um tumor de sete centímetros no cérebro e foi mantida acordada durante toda a intervenção cirúrgica em Curitiba, no Paraná.

A paciente passa bem após o procedimento ainda considerado raro no estado paranaense.

O tumor foi descoberto há dois meses. Os primeiros sintomas surgiram há um ano, quando o terceiro filho de Daiana nasceu.

Segundo os médicos, no caso de Daiana o único tratamento possível era a cirurgia. Como o tumor estava instalado em uma área importante do cérebro, os médicos decidiram manter a paciente acordada.

O procedimento durou cerca de seis horas e a anestesia permitiu que a paciente não sentisse dor. Durante a cirurgia, Daiana ficou consciente o tempo todo.

“Não senti dor, não senti nada. Eles ficam o tempo todo perguntando como você está”, disse.

Daiana conversava com o cirurgião e respondia a estímulos considerados importantes, enquanto a equipe médica retirava o tumor e em alguns momentos, os médicos pediram para que a paciente movimentasse alguma parte do corpo.

Segundo os médicos, a principal vantagem de fazer um procedimento do tipo é a segurança. Enquanto conversam com o paciente, os profissionais conseguem ter a certeza que não afetaram as funções do cérebro, evitando sequelas.

Carlos Alberto Mattozo, médico neurocirurgião explicou que, quando o paciente não responde a um dos estímulos, a equipe sabe exatamente o que fazer e quando parar.

“A gente conta com a informação que vamos obter imediatamente depois da cirurgia. O paciente vai acordar como ele terminou os testes durante o procedimento”, afirmou.

 

Por; Notícias Yahoo