Cuiabá vai sediar reunião com representantes das maiores economias do mundo em setembro

Redação do GD

[email protected]

Cuiabá será sede da reunião do G20, que reúne as principais economias do mundo. A capital mato-grossense foi indicada pelo ministro da Agricultura Carlos Fávaro e o encontro acontece em setembro.

Conforme informações do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), pela primeira vez o Brasil está na presidência do G20 e, ao longo do mandato, organizará mais de 100 reuniões de grupos de trabalho e cerca de 20 reuniões ministeriais, culminando com a Cúpula de Chefes de Governo e Estado que será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 19 de novembro de 2024.

 

A descentralização das atividades é uma inovação desta edição, transformando o G20 em um fórum mais acessível e representativo. A realização das reuniões nas cidades-sede espalhadas pelas 5 regiões é uma estratégia para fomentar o turismo e o intercâmbio cultural e fortalecer relações bilaterais entre as cidades e as nações participantes.

Capital de Mato Grosso, estado que carrega o título de maior produtor de soja, milho e algodão e também abriga o maior rebanho bovino do país, Cuiabá receberá a reunião ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura, marcada para os dias 12 e 13 de setembro. Ao todo, foram elencadas 15 cidades-sede no Brasil.