“Função do TCE é acabar com as desigualdades regionais”

Presidente eleito do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o conselheiro Sérgio Ricardo afirmou que vai atuar para acabar com a desigualdade econômica entre os municípios de Mato Grosso.

 

Precisamos entender que em todas as cidades, ricas ou pobres, tem gente precisando de saúde, de emprego, de educação

“Temos 141 municípios, alguns riquíssimos e outros muito pobres e precisamos entender que em todas as cidades, ricas ou pobres, tem gente precisando de saúde, de emprego, de educação de qualidade e não temos isso em todos os rincões”, afirmou.

 

“A função do TCE também é buscar acabar com as desigualdades regionais”, acrescentou.

 

O conselheiro ainda citou o caso de Barão de Melgaço, que está passando por uma crise sanitária devido à contaminação na rede de abastecimento de água.

Uma análise da qualidade da água, solicitada pela comissão do TCE, revelou que entre as dez instalações públicas analisadas, apenas uma tem água potável.

 

“As crianças nas creches, nas escolas, estão bebendo água contaminada, onde a água se mistura com esgoto e elas estão bebendo, porque não existe estação de tratamento. É muito ruim, é um município em estado de calamidade pública”, disse.

 

Atuação conjunta

 

O presidente eleito esteve na Assembleia Legislativa também na última semana e reforçou a união entre as instituições.

 

Segundo Sérgio Ricardo, a Assembleia e o TCE estão “umbilicalmente ligadas” e, por isso, trabalharão para fazer os investimentos chegarem em todas as cidades do Estado.

 

“Entendo que o papel do Tribunal de Contas, e isso está na Constituição, é fiscalizar o investimento, a destinação dos recursos públicos. Eu defendo que existe apenas um dinheiro e ele tem que chegar na ponta”, completou.

VITÓRIA GOMES E ENZO TRES
DA REDAÇÃO