Governo Federal lança sistema de mapeamento para monitorar e avaliar educação em saúde no Brasil

Uma ferramenta inédita que vai permitir o mapeamento, monitoramento e avaliação da educação em saúde no Brasil para qualificar a capacitação dos futuros profissionais. O Ministério da Saúde lançou, nesta terça-feira (7), os Painéis Dinâmicos do Sistema de Mapeamento de Educação na Saúde (SIMAPES). O principal objetivo é viabilizar a coleta, análise e disponibilização de informações sobre cursos técnicos e de graduação nessa área.

“O profissional de saúde não existe para si mesmo, ele existe para implementar políticas públicas do interesse da sociedade” destacou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. “Quando se lança um portal como esse, o que se quer é aprimorar a formação dos médicos, ter um diagnóstico completo dos campos de pratica, se não são adequados, eles precisam ser, porque nós precisamos dos profissionais de saúde”, concluiu.

O sistema foi desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).

O SIMAPES permite uma observação mais profunda sobre a estrutura necessária para ampliação, criação e melhorias na qualidade dos cursos técnicos e de graduação na saúde, além da implementação de mudanças curriculares, controles de admissão e comprovação de instalações adequadas para o funcionamento dos cursos e aprendizagem dos futuros profissionais.

“Enfim chegamos hoje na disponibilização desse portal visando o aumento da transparência e o fornecimento desses subsídios para um trabalho qualificado, estratégico, pensando o SUS como uma grande escola”, pontuou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Hélio Angotti.

Nesse primeiro momento, os painéis abrangem dados dos cursos de medicina, odontologia e enfermagem. O objetivo é demonstrar a relação entre a oferta de cursos e a suficiência de campos de prática para a formação de profissionais da saúde, além de divulgar informações sobre a capacidade instalada do Sistema Único de Saúde (SUS).

SIMAPES

 

Instituído em julho de 2020, o projeto SIMAPES tem como finalidade viabilizar a coleta, análise e disponibilização de informações pertinentes à educação em saúde no país.

De forma inédita, o Sistema contempla a coleta, a análise, a sistematização e a disponibilização de informações, por meio de consultas a bancos de dados do Sistema Eletrônico de Acompanhamento que Regulam a Educação Superior no Brasil (e-MEC), do Instituto Brasileiro de Geografia Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES) e do Sistema de Reestruturação da Informação da Atenção Básica em Nível Nacional (e-SUS AB).

 

 

Ministério da Saúde