Idosa dá entrada em UPA com sinais de maus-tratos em VG

Uma idosa de 84 anos deu entrada na UPA Cristo Rei, em Várzea Grande/MT, na noite da última quinta-feira (7) com sinais de maus-tratos. A vítima, identificada como L. P. B. J., chegou acompanhada da filha.

Segundo uma assistente social da unidade de saúde que acompanhou o atendimento da idosa, o “descaso é muito grande”. Ela disse ainda que a mulher é acamada e não consegue se locomover sozinha.

L. P. B. J. chegou à UPA na noite de quinta e foi liberada na manhã de sexta-feira (8) para retornar para casa. Segundo a assistente, uma filha a acompanhava no momento da chegada, porém outro filho, um homem, esteve com a mãe durante a noite.

O conselho do idoso foi acionado pela unidade de saúde e informado das condições da mulher. O filho ficou irritado quando foi informado que teria que aguardar a chegada do órgão para atender a senhora.

O homem ainda teria exigido uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para levar a mãe da UPA até a residência, porém foi informado que o veículo não é destinado a essa finalidade.

A transferência da senhora foi realizada pelo Conselho do Idoso. A assistente social acompanhou. Ela disse ao GD que a casa onde a senhora mora encontrava-se em estado de calamidade total no momento em que chegaram.

“A residência estava suja e fedendo a fezes”, contou. “Maus-tratos mesmo, tem cara que não dá banho, não alimenta direito”, completou. De acordo com a funcionária, os próprios filhos informaram que a idosa é assalariada.

Questionados pelo Conselho do Idoso sobre o que é feito com o dinheiro da mãe, eles não responderam.

A assistente social do conselho deve retornar a residência na próxima segunda-feira (11) para uma nova visita e pedir a transferência da idosa para uma casa de amparo.

 

 

Por; Gazeta Digital