INSS altera limite de juros do empréstimo consignado
O CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) aprovou aumento do teto dos juros cobrados nas operações de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) por causa do aumento na taxa Selic e no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) nos últimos meses. A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira (9) do Diário Oficial da União.
O percentual do empréstimo consignado passa de 1,8% para 2,14% ao mês. Para operações realizadas pelo cartão de crédito, a taxa subiu de 3% para 3,06% ao mês.
O secretário de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, Leonardo Rolim, destacou que o conselho define o teto de juros do consignado, não a taxa que será aplicada.
Em nota, o Ministério do Trabalho e Previdência explica que a metodologia usada no cálculo do novo teto de juros do consignado teve como referência a taxa de juros real calculada em 16,1%. Considerando a taxa de juros real, o novo índice é o menor desde 2015.
O CNPS disse que as mudanças ocorrem por causa das oscilações do mercado financeiro e destacou a importância da educação financeira para aposentados e pensionistas do INSS.
POR; A CRÍTICA